Mais
×

Como remover manchas de oxidação de azulejos cerâmicos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Azulejos de cerâmica são feitos de argila refinada e outros materiais. É importante fazer a manutenção, limpando com frequência, com sabão neutro e água. Se precisar remover algumas manchas de oxidação, tente algumas destas sugestões para deixar seu azulejo com cara de novo outra vez.

Instruções

Aprenda a remover manchas de azulejos (Tile wall image by Pontus Edenberg from Fotolia.com)
  1. Limpe a região manchada com água pura e um pano macio. Seque muito bem.

  2. Use luvas. Use-as para proteger suas mãos mesmo que os produtos sejam considerados naturais ou não tóxicos.

  3. Misture bórax com suco de limão em um recipiente descartável. A consistência deve ser de uma substância pastosa. Esfregue o produto na mancha e deixe secar completamente. Enxágue o azulejo com água e repita o procedimento até a mancha desaparecer.

  4. Use uma mistura de vinagre e sal para fazer uma pasta. Aplique na mancha de oxidação, espere entre quatro e cinco horas e, então, enxágue com água quente. Repita, se for necessário.

  5. Procure comprar um sabão neutro. Aplique sobre a região com um pano macio e umedecido. O sabão em pó fino removerá a mancha e não arranhará as superfícies. Ele também é ecologicamente correto.

  6. Compre bastões de polir feitos de pedra-pomes, que é uma rocha vulcânica. Molhe o bastão e esfregue sobre a mancha no azulejo. Esse produto de limpeza não danificará o acabamento.

Dicas

  • Se as manchas foram causadas por móveis, invista em calços protetores para cobrir os pés da mobília.
  • Evite manchar superfícies da cozinha futuramente, não deixando tampas metálicas de latas nas superfícies.

Aviso

  • Se escolher um produto com cloro, certifique-se de removê-lo após alguns minutos. Se o cloro ficar muito tempo em contato, poderá formar pequenas manchas no azulejo.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article