×
Loading ...

Como remover manchas de tinta branca de uma pia de cozinha de granito preto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Erros acontecem o tempo todo durante a pintura; gotas, respingos e derramamentos podem acontecer em qualquer lugar, incluindo em uma pia de granito. Se passarem despercebido, como geralmente acontece durante a reforma de uma casa, os respingos de tinta secam e ficam mais difíceis de remover. Existem vários produtos que facilitarão muito a limpeza amaciando a tinta e soltando-a da superfície dura, facilitando a raspagem e remoção das manchas.

Instruções

Saiba o que fazer para remover respingos de tinta do granito (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Raspe cuidadosamente o máximo de tinta que puder usando um raspador de plástico ou um canivete. Quando seca, a tinta látex pode sair facilmente dessa forma, mas tome cuidado para não arranhar o granito.

    Loading...
  2. Coloque luvas de borracha ou nitrila para proteger suas mãos dos solventes e abra uma janela do cômodo para ventilar.

  3. Encharque uma bola de algodão ou um cotonete (para manchas pequenas de tinta) com o solvente ou borrife o lubrificante em spray diretamente sobre a tinta. Como outra opção, você pode utilizar os removedores comerciais de tinta de sua preferência, mas o lubrificante e o solvente costumam ser bons o bastante para remover pequenos respingos de tinta.

  4. Raspe a área novamente com o raspador ou com o canivete e limpe com toalhas de papel úmidas para remover mais tinta. Se não sair tudo, reaplique o lubrificante ou o solvente e limpe novamente.

  5. Enxágue a pia com água fria para remover vestígios de tinta, lubrificante spray ou solvente.

Loading...

Dicas

  • A tinta látex sairá facilmente de um tampo de granito se ainda estiver fresca -- você só vai precisar de água morna, detergente líquido e uma esponja limpa. As tintas a óleo também sairão mais fácil se ainda estiverem frescas, mas você ainda poderá precisar usar o solvente.

Aviso

  • Os vapores emitidos pela maioria dos removedores de tinta, incluindo o lubrificante em spray e o solvente, são muito inflamáveis, então tome cuidado ao manuseá-los. Mantenha as janelas abertas e não os utilize perto de velas, cigarros acesos, chamas-piloto e outras fontes de chama.

O que você precisa

  • Raspador de plástico ou canivete
  • Luvas de borracha ou nitrila
  • Bolas de algodão ou cotonetes
  • Lubrificante spray dispersor de água ou solvente volátil para tinta
  • Toalhas de papel
  • Água

Referências

Loading ...
Loading ...