Como remover maquiagem

Escrito por lilly wallace | Traduzido por lara scheffer
Como remover maquiagem
Remover a maquiagem adequadamente ajuda a manter sua pele limpa e previne o envelhecimento precoce (Lilly Wallace)

Você pode ter uma pele saudável e radiante em qualquer idade, mas para isso é preciso um esforço diário para retirar adequadamente a sua maquiagem. Embora sejam rápidos e convenientes, lenços removedores de maquiagem talvez não sejam a melhor opção; eles tendem a irritar e secar o rosto (a maioria deles contém álcool, que prejudica o tecido cutâneo) e fazem com que você esfregue e puxe a pele, o que pode causar rugas. Independente do seu tipo de pele, você deve limpar o rosto todos os dias pela manhã e à noite e retirar todos os resíduos de maquiagem (e protetor solar) antes de ir dormir.

Lábios: comece por eles

Geralmente o último a ser aplicado, o batom também deve ser o primeiro a ser retirado. Não é necessário utilizar um removedor de maquiagem específico para os lábios; simplesmente aplique um bálsamo labial ou óleo (como azeite de oliva ou óleo de coco) em um pedaço de algodão e massageie delicadamente os lábios até que o produto saia.

**Talvez seja preciso repetir este passo algumas vezes para remover totalmente os batons de longa duração ou à prova d'água.

Como remover maquiagem
Remover o batom primeiro evita que ele manche todo o seu rosto (Lilly Wallace)

Próximo: olhos

Caso use lentes de contato, retire-as antes de aplicar qualquer produto em seus olhos. Encha dois algodões com um removedor de maquiagem para olhos e coloque-os sobre os olhos. Você pode escolher um produto formulado especificamente para essa região do rosto, mas prefira os que não contêm fragrâncias, pois são menos irritantes.

Mantenha o algodão no lugar por alguns minutos enquanto o produto age. Não pule este passo: isso dá ao demaquilante tempo para dissolver a maquiagem para que você possa retirá-la facilmente. Repita conforme for necessário até que toda a maquiagem saia. Se tiver aplicado várias camadas de rímel, limpe os cílios das raízes até as pontas.

Não esfregue os olhos com força com o algodão; além de não ser eficaz, essa abordagem agressiva também pode causar rugas a longo prazo.

Em vez de um removedor de maquiagem para os olhos, você pode usar óleos como o de jojoba, coco ou azeite de oliva, ou ainda melhor: um óleo de limpeza solúvel em água. Os óleos dissolvem até mesmo maquiagens à prova d'água. Use-os da mesma forma descrita para os demaquilantes.

Como remover maquiagem
A menos que esteja usando maquiagem à prova d'água, aplicar o produto por um minuto deve ser suficiente (Lilly Wallace)

Limpeza facial: parte um

Para este passo, você pode utilizar um óleo (ou loção/leite) de limpeza industrializado ou um produto natural, como óleo de jojoba, de coco ou azeite de oliva. Os produtos comerciais são uma opção mais cara, mas geralmente não são oleosos e são mais fáceis de remover. Alguns são até mesmo solúveis em água, ou seja, podem ser simplesmente enxaguados. O óleo puro é uma opção mais barata, mas requer mais esforço para remover e pode entupir os poros, causando manchas se for deixado na pele. Contudo, mesmo que você tenha a pele oleosa, pode usar um óleo para retirar a maquiagem, desde que se lembre de remover todos os resíduos da sua pele logo depois.

Massageie o produto escolhido diretamente sobre a pele seca usando movimentos circulares, lembrando-se de fazer o mesmo no pescoço, se tiver aplicado base na região. Remova o óleo com uma toalha de rosto úmida, macia e limpa usando água quente (mas não fervendo) ou morna, se tiver a pele muito sensível. Use a toalha para retirar todo o óleo, resíduos e maquiagem, esfoliando-a delicadamente. Enxágue a toalha e repita o processo até que não haja mais resíduos em sua pele.

Como remover maquiagem
Tenha muito cuidado ao massagear o óleo sobre as sobrancelhas para evitar que os pelos caiam (Lilly Wallace)

Uma segunda limpeza

A primeira limpeza dissolve e remove sua maquiagem; a segunda vai mais fundo e remove quaisquer resíduos, além de limpar os poros. Ela também permite que sua pele absorva adequadamente os tratamentos aplicados após a limpeza. Massageie o rosto com um produto solúvel em água e depois enxágue-o. Evite produtos que façam espuma, pois eles geralmente contêm agentes irritantes, que podem alterar o pH natural da pele. Seque delicadamente a pele e aplique seu hidratante e tonificante favoritos.

Finalizando: um toque rápido

Quando tiver terminado essa rotina, talvez perceba que há um restinho de maquiagem acumulado em seus olhos, perto dos dutos lacrimais. Use um cotonete limpo e passe-o delicadamente por baixo dos cílios inferiores e por cima dos cílios superiores para garantir que nenhum resíduo permaneça. Caso ainda encontre resquícios de maquiagem, mergulhe o cotonete em um removedor de maquiagem e remova delicadamente.

Como remover maquiagem
Dormir com resíduos de maquiagem pode fazer com que seus olhos pareçam cansados e inchados no dia seguinte (Lilly Wallace)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível