Mais
×

Como remover a marca de data em uma fotografia digital

Atualizado em 17 abril, 2017

Muitas câmeras digitais possuem uma configuração em que adicionam a data e hora no canto inferior direito das fotografias tiradas. Essa configuração pode ser útil se estiver documentando imagens para fins de arquivamento. Caso contrário, geralmente apenas prejudica a imagem. Embora não possa remover a marca da data de uma foto digital utilizando apenas sua câmera, pode-se fazê-lo transferindo a foto para o computador.

Instruções

Como remover a marca de data em uma fotografia digital (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Conecte um cabo USB no computador e em sua câmera. Clique em "Iniciar" e "Meu computador" e encontre o driver que contém suas imagens. Clique na foto que deseja editar. Ela abrirá em seu visualizador de imagem padrão. Vá no menu "Arquivo" e selecione "Salvar como". Renomeie o arquivo e salve no desktop.

  2. Baixe um programa de recuperação de imagem como o Photo Stamp Remover (ver Recursos). Isso será muito mais rápido do que tentar usar um programa tradicional de editar imagens, como o Photoshop.

  3. Vá em "Meu computador" e clique em "Todos os programas", na base da janela que abrirá. Olhe pela lista para encontrar o nome do programa que acabou de instalar. Clique duas vezes nele para abri-lo.

  4. Clique no botão "Add Files" (adicionar arquivos) no lado esquerdo da tela ou clique em "Open" (abrir) sob o menu "File" (arquivos) no topo esquerdo. Procure pelo desktop e selecione o nome de sua imagem. Pressione "Enter". Seu arquivo abrirá na janela principal.

  5. Olhe para o lado direito da janela. Você verá duas formas para selecionar a área que gostaria de editar, uma forma redonda ou quadrada. Clique na retangular se o fundo por trás da data for uniforme. Clique na forma redonda se precisar traçar ao redor dela, pois o fundo é variado.

  6. Use o cursor para contornar a data para que o programa saiba o que remover. Clique nos botões de zoom, se necessário, para fazer um traço bem preciso. Esses botões estão logo acima daqueles selecionados e parecem com sinais de mais e menos com uma lupa.

  7. Clique em "Preview Results" (visualizar resultados). O programa irá automaticamente fundir o fundo para cobrir a área onde a data estava. Se o resultado não for satisfatório, tente remover a data em pequenas seções para uma fusão mais realista.

O que você precisa

  • Câmera digital
  • Cabo USB
  • Programa de recuperação de imagem
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article