Mais
×

Como remover as marcas de brilho do poliéster

Atualizado em 22 julho, 2017

Marcas brilhantes no poliéster são causadas por ferros quentes; na verdade, são os locais onde as fibras derreteram. Para remover um pouco desse brilho, passe uma lixa no tecido sobre a tábua de passar. Para evitar que o mesmo aconteça no futuro, preste muita atenção quando for passar o poliéster.

Instruções

Tomar cuidado quando for passar o poliéster pode evitar o aparecimento das marcas brilhantes (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
  1. Molhe o tecido no vinagre e lave com removedor de manchas para ter certeza de que não se trata de uma mancha normal.

  2. Abra o tecido em uma tábua de passar. É mais fácil passar a lixa no tecido esticado.

  3. Passe a lixa sobre a marca fazendo movimentos variados, alguns circulares, outros diagonais e para cima e para baixo. Isso pode deixar as fibras mais ásperas e retirar o brilho da marca. Se passar a lixa em apenas uma direção, você pode até conseguir remover a marca brilhante, mas o tecido ficará com arranhões uniformes.

  4. Borrife vinagre na área da marca, já que o poliéster áspero absorverá o líquido e ajudará o tecido a resistir ao derretimento no futuro.

  5. Lave o tecido novamente para remover qualquer resíduo deixado pela lixa.

Dicas

  • Para evitar que as marcas brilhantes apareçam nos seus tecidos de poliéster, tome algumas precauções quando for passá-lo. Não se esqueça de ajustar seu ferro para uma temperatura adequada para o poliéster ou em uma temperatura média-baixa, caso seu ferro não tenha um ajuste específico para esse tecido. Borrife vinagre no tecido antes de passá-lo. Tente passar o poliéster do lado avesso, de modo que quaisquer marcas que surgirem permaneçam fora do campo de visão.

O que você precisa

  • Ferro de passar com ajuste de calor
  • Lixa de granulação fina
  • Vinagre em um borrifador
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article