×
Loading ...

Como remover massa de vidraceiro da janela

Muitos caixilhos de janelas velhas usam uma combinação pregos de vidraceiro e massa para prender o vidro na armação. Quando uma janela é quebrada, é preciso remover a massa para substituir o vidro. A massa pode ficar muito dura após ter sido exposta às intempéries. Por esse motivo, pode ser difícil removê-la. A maioria dos profissionais usa calor para tentar amolecer a massa a fim de removê-la da janela.

Instruções

Use uma espátula para remover massa de vidraceiro da janela (putty knife image by Jim Mills from Fotolia.com)
  1. Remova o caixilho da janela, se possível. Coloque as luvas de couro e remova o máximo possível do vidro se ele estiver quebrado.

    Loading...
  2. Ajuste a pistola de calor ou secador de cabelo na temperatura mais quente e comece a aquecer a massa de vidraceiro. Movimente a pistola para frente e para trás, em uma área de 20 centímetros. Na maioria dos casos, o calor começará a amolecer a massa.

  3. Use uma espátula de 5 cm para iniciar a remoção da massa grudada na janela e na aduela. A massa estará mais mole dentro da madeira. Insira a espátula no vidro, enquanto raspa a massa. Tente colocar mais pressão em direção à aduela para evitar a quebra do vidro.

  4. Use um formão de 5 cm em áreas que não amolecerão com a pistola de calor. Locais com verniz ou massa extremamente antigas não podem sequer amolecer. Coloque a parte plana da lâmina do formão sobre o vidro, com a parte côncava apontada para a massa. Faça movimentos lentos, aplicando pressão em direção à aduela para reduzir a possibilidade de quebra do vidro.

  5. Retire os pregos que prendem os vidros, utilizando a chave de fenda. Esses pregos estarão fincados contra o vidro e são cobertos pela massa. Você encontrará pregos a cada 16 ou 18 centímetros, ao longo da área com massa.

  6. Segure o vidro e retire-o do caixilho da janela depois de remover a massa de vidraceiro. Use a espátula para raspar os pedaços grandes de massa que estiverem na armação. Lixe a parte interna onde estava o vidro, utilizando uma lixa média, para suavizar e preparar a armação para uma vidraça nova e mais massa de vidraceiro.

Loading...

Dicas

  • Evite o uso de produtos químicos líquidos para remover a massa antiga, pois isso pode dificultar a fixação de massa nova na armação que segura os vidros.

O que você precisa

  • Luvas de couro
  • Pistola de calor ou secador de cabelo
  • Espátula
  • Formão
  • Chave de fenda

Referências

Loading ...
Loading ...