×
Loading ...

Como remover mofo e bolor de discos de vinil e suas capas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O mofo é um problema sério quando se trata de discos de vinil e suas capas. A consideração mais importante é evitar danificá-los ainda mais durante o processo de limpeza. Felizmente, esta é uma tarefa simples quando as ferramentas corretas estão disponíveis.

Instruções

Discos velhos são itens de colecionadores que devem ser cuidados (record image by Pefkos from Fotolia.com)
  1. Limpe o disco delicadamente com um pano macio para remover poeira e sujeira. Partículas grandes de sujeira devem ser removidas primeiro para evitar danificar o disco com pequenas pedras ou terra.

    Loading...
  2. Dilua o álcool; para cada 1 parte deste, coloque 3 ou 4 partes de água. Use um isopropílico que seja de cerca de 70% de álcool. Se usar uma porcentagem maior dilua com 5 partes de água.

  3. Mergulhe o pano de limpar discos na mistura e torça-o. Limpe o disco suavemente atingindo as ranhuras cuidadosamente para remover o mofo, evitando riscá-lo. Enxágue com água para remover o álcool.

  4. Seque o disco com um pano macio e verifique se há sujeira, mofo e bolor. Repita o processo se necessário.

  5. Deixe o disco de lado e pegue a capa; olhe o seu material antes de agir. Capas de papel não devem ser molhadas. Qualquer uma que seja laminada ou de outro material que não seja papel poderá proceder com a limpeza.

  6. Mergulhe o pano de microfibras na mesma mistura de álcool e água; torça-o e limpe a capa.

  7. Seque a capa com um pano macio e depois coloque o disco e a capa em uma área arejada para garantir a remoção de toda umidade e secagem.

Loading...

Dicas

  • Para capas de papel, coloque-as em uma área onde possam secar completamente e que seja livre de umidade. Em seguida, limpe o mofo e o bolor com um pano seco e macio.

O que você precisa

  • Pano para limpar discos
  • Pano de microfibra para limpeza
  • Álcool isopropílico
  • Água
  • Tigela
  • Pano macio

Referências

Loading ...
Loading ...