×
Loading ...

Como remover odores de uma mala

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se você for surpreendido pela chuva ao viajar com uma mala, é provável que você se seque primeiro. A umidade pode infiltrar-se nas fibras, dificultando a secagem, especialmente se você estiver com pressa para desfazer a mala e guardá-la. Entretanto, viajar com uma mala com cheiro de mofo só serve para deixar sua roupa com um cheiro ruim: resolva o problema antes da próxima viagem.

Instruções

Um cheiro estranho na mala pode ser um sinal de mofo (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Inspecione a mala por dentro e por fora, para verificar se há algum foco de mofo.

    Loading...
  2. Coloque a mala sob o sol por duas a três horas. O calor irá ajudar a secar a mala, além de matar o mofo. Se você morar em apartamento ou se o tempo estiver fechado, coloque a mala aberta em uma área bem ventilada para secar.

  3. Escove o mofo seco com uma escova com cerdas macias -- em um ambiente externo ou sobre uma lata de lixo, para evitar que os esporos de mofo se depositem em outras superfícies da casa e se tornem um problema no futuro.

  4. Lave as áreas afetadas pelo mofo com água morna e sabão; use uma esponja para remover a mancha residual. Desinfete a área com uma solução de 2 colheres de sopa de água sanitária para 1 litro de água. Coloque este desinfetante em um borrifador e borrife-o sobre a área. Deixe-o agir por 15 minutos.

  5. Coloque a mala novamente sob o sol para secar. Garanta que as áreas úmidas estejam descobertas e expostas à luz solar. Se o tempo estiver fechado, coloque a mala em um quarto bem ventilado, com um ventilador apontado para as áreas úmidas.

  6. Encha uma meia com bicarbonato de sódio e amarre a abertura, para não derramar. Coloque-a dentro da mala para absorver a umidade e cheiros residuais, deixando-a durante a noite.

Loading...

Dicas

  • Leve sua mala a um profissional de limpeza a seco se ela for de algum material não lavável, como couro.
  • Não guarde a mala até que ela esteja completamente seca, para não permitir o crescimento de fungos.
  • Sempre use luvas, óculos e máscara de proteção ao limpar mofo.

O que você precisa

  • Escova com cerdas macias
  • Detergente ou sabão em pó
  • Borrifador
  • Água sanitária
  • Bicarbonato de sódio
  • Meia

Referências

Loading ...
Loading ...