Se você notou um odor de mofo ou umidade dentro de sua casa e já verificou todas as áreas óbvias, você precisa inspecionar seu forro. Como essa área é muitas vezes isolada, ela fornece o ambiente ideal para a umidade, mofo, resíduos animais, ou matéria em decomposição. Problemas com mofo não criam apenas um odor desagradável, mas podem contribuir para problemas alérgicos e respiratórios. Os odores também podem apontar para uma desintegração da integridade estrutural de sua casa, então uma investigação antecipada da origem do mau cheiro pode lhe poupar bastante dinheiro.
Instruções
-
Elimine os problemas de umidade. Duas principais causas de odor são acúmulo de água e alta umidade no forro, o que pode vir de uma ventilação inadequada ou má drenagem. Pode ser preciso instalar uma barreira de difusão de vapor na superfície do forro que impede a umidade do solo de se evaporar para o espaço. Certifique-se de que calhas de chuva do lado de fora da casa estejam bem instaladas e removendo a água para longe da casa. Se o ar estiver entrando e escapando pelo forro, isso pode provocar excesso de umidade, por isso, a calafetagem ou vedação de aberturas no forro vai ajudar a controlar a umidade. Mantenha sempre a madeira não tratada longe de pisos para evitar o apodrecimento e o odor.
-
Remova o mofo. Se houver uma formação de mofo, não é o suficiente cuidar do problema de umidade, você precisa remover o mofo. Produtos para o lar, como bórax, fazem a limpeza de mofo em materiais não porosos como azulejos e vidro. Use óculos de proteção, luvas e uma máscara de partículas (para evitar inalação de esporos). Sempre umedeça a superfície primeiro, assim os esporos de mofo não se espalham pelo ar, e esfregue com uma escova firme, repetindo quantas vezes for necessário. Para materiais porosos como concreto, pulverize vinagre não diluído diretamente sobre a superfície e deixe a solução infiltrar-se no concreto por 15 minutos, em seguida, limpe com um pano. Não enxágue.
-
Use um purificador de ar HEPA. HEPA significa prendedor de partículas de alta eficiência (high efficiency particulate arrestor, em inglês) e é um tipo de filtro de ar de alta eficiência que quebra as partículas em moléculas de 0,3 mícrons de tamanho. Os filtros HEPA são 99,7% eficazes e feitos para remover esporos de poeira, pólen e mofo. É importante que haja ventilação adequada, pois os filtros operam uma limpeza continua sempre que o ar passa pelo sistema. Quando você está comprando um sistema de filtração de ar desse tipo, você deve olhar para o número máximo de trocas de ar por hora (o ideal é entre oito e 15).