×
Loading ...

Como remover um olho de peixe do pé

Atualizado em 17 abril, 2017

"Olhos de peixe" são verrugas encontradas em locais do pé que suportam o peso do corpo, tais como a região abaixo do polegar e o calcanhar. Essas lesões são muito diferentes daquelas encontradas na lateral ou nos dedos do pé. São frequentemente encontradas em pessoas que passam grande parte do tempo com os pés descalços e ao ar livre, havendo constante atrito na pele da sola do pé. A pele da região começa a secar e criar calos de proteção para impedir que o pé seja ferido. O aumento da espessura da sola provoca desconforto e dor, especialmente quando a pessoa usa sapatos.

Instruções

"Olhos de peixe" são verrugas encontradas em locais do pé que suportam o peso do corpo (Adrián González de la Peña/Demand Media)
  1. Comece deixando seus pés de molho em uma mistura de água quente e ácido bórico ou sais de Epsom. Use uma bacia para pés para isso.

    Loading...
    Comece deixando seus pés de molho (Adrián González de la Peña/Demand Media)
  2. Tome um banho quente, como faria normalmente. Deixe a bacia pronta para você usar assim que sair do chuveiro. Use um livro ou um iPod para passar o tempo e mergulhe os pés durante pelo menos 15 minutos; faça isso três ou quatro vezes por semana.

    Use um livro ou um iPod para passar o tempo (Adrián González de la Peña/Demand Media)
  3. Jogue fora a água da bacia e adicione água quente e cerca de duas colheres de sopa de óleo de bebê. Se a bacia tiver um recurso de massagem, use-o com o óleo de bebê. Faça isso por mais 10 minutos, duas vezes por semana, depois de ter embebido seus pés na mistura de sais de Epsom e água.

    Adicione água quente e cerca de duas colheres de sopa de óleo de bebê (Adrián González de la Peña/Demand Media)
  4. Use a pedra-pomes e o creme esfoliante para tirar a pele morta dos pés. Isso se torna mais fácil de fazer à medida que você começa a deixar seu pé de molho regularmente.

    Use a pedra-pomes e o creme esfoliante para tirar a pele morta dos pés (Adrián González de la Peña/Demand Media)
  5. Use o adesivo contendo ácido acetilsalicílico se você sentir dor durante a caminhada. Passe loção hidratante duas vezes ao dia, uma vez ao acordar e uma antes de dormir, quando você já estiver deitado. Passe a loção nos pé e suba até as pernas.

    Use o adesivo contendo ácido acetilsalicílico (Adrián González de la Peña/Demand Media)
Loading...

Dicas

  • Nunca ande descalço, especialmente ao ar livre. Mantenha um par de sapatos antiderrapantes ao lado das portas de saída da casa. O tratamento pode demorar alguns meses para acabar com os olhos de peixe.
  • Certifique-se que sua dieta contém vitaminas A, D, E e F. Tenha uma dieta bem balanceada, cheia de frutas, legumes e com carnes contendo pouca gordura, como peixe e frango. Obtenha o máximo de nutrição possível por meio da alimentação. Fique bem hidratado bebendo água, chás de ervas e café, especialmente no tempo frio.

Aviso

  • A cirurgia não é um método eficaz de cura para olhos de peixe, então obtenha uma segunda opinião se essa for a solução oferecida a você.

O que você precisa

  • Bacia para pés
  • Ácido bórico (sais de Epsom)
  • Óleo de bebê
  • Pedra-pomes
  • Creme esfoliante
  • Adesivo contendo ácido acetilsalicílico
  • Loção hidratante

Referências

Loading ...
Loading ...