Como remover oxidação da pintura do carro

Escrito por cathryn whitehead | Traduzido por luana ribeiro
Como remover oxidação da pintura do carro
Saiba como tirar manchas de oxidação da pintura do seu carro para deixá-lo com aparência impecável (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Seja em um carro com acabamento em camada transparente ou pintura convencional, a tinta pode se tornar fosca, devido a uma reação química entre os pigmentos na tinta e a radiação atmosférica chamada oxidação. A oxidação deixa um resíduo pálido no carro e não pode ser removida com lavagem ou enceramento, mas existem muitos outros métodos para eliminar esse problema do veículo.

Instruções

  1. 1

    Mova seu carro para uma área com sombra ou para uma garagem onde a temperatura esteja entre 18º C a 21º C. Faça todo o serviço de limpeza e detalhamento nesse local.

  2. 2

    Escolha um polidor com grãos finos, como o importado Smooth Cut Polish, ou um produto que combine o polidor com selante, como Klasse All-In-One ou Meguiars ColorX (os produtos Meguiar são importados, mas podem ser encontrados em diversas lojas no Brasil). Esses produtos podem ser encontrados em lojas de autopeças (uma fabricante estrangeira de alto desempenho encontrada facilmente no Brasil é a 3M). Certifique-se de comprar um tipo de produto que possa ser aplicado manualmente. Se o seu carro possuir um acabamento em camada transparente, existem alguns polidores disponibilizados especialmente para esse tipo. Aplique o produto em uma área de 30 cm, com um pano úmido, até retirar a oxidação. Use um pano limpo e macio para retirar o polidor. Finalize cada área antes de começar uma nova. Esse processo pode demorar, mas vale a pena.

  3. 3

    Tente usar um produto de limpeza automotiva que seja um pouco mais abrasivo do que o polidor, como as ceras de limpeza importadas Zymol HD Cleanse ou ClearKote Moose Wax, caso o polidor não tenha removido totalmente a oxidação. Esses produtos são encontrados em lojas de artigos automotivos, além das opções brasileiras. Os produtos da 3M são facilmente encontrados em nosso país e possuem desempenho excelente. Aplique o produto limpador com um pano úmido, fazendo longos movimentos retos. Remova-o com um pano limpo e macio.

  4. 4

    Use um composto para polimento nas áreas muito oxidadas do acabamento do carro. Utilize argila em barra, como as fabricadas pela empresa Turtle Wax ou equivalentes nacionais, para remover os contaminantes da tinta. Aplique cuidadosamente uma quantia muito pequena de composto para polimento, como Meguilars No 2 Fine Cut Cleaner ou Turtle Wax Premium Polishing Compound. Ambos são encontrados em lojas de artigos automotivos e em lojas online (produtos Meguilar são encontrados mais facilmente em lojas online). Esfregue muito suavemente em uma pequena área com um pano macio. Remova o composto com uma toalha felpuda macia.

  5. 5

    Tente usar o composto de limpeza Rubbing Compound somente se nada mais funcionar. As fabricantes Turtle Wax e 3M são disponibilizadas em lojas de artigos automotivos. Aplique cuidadosamente o composto com um pano úmido, esfregando gentilmente pequenas áreas de cada vez. Se esfregar forte demais, poderá arrancar tinta do acabamento.

  6. 6

    Use um dos kits de restauração que fornecem instruções passo a passo e incluam todos os produtos necessários. Esse modo é mais barato e prático, já que você não precisa adivinhar quais produtos deve comprar. As marcas Klasse e Meguilar oferecem bons conjuntos para o serviço.

  7. 7

    Dê brilho ao seu carro limpo com um verniz transparente, como o Meguilars No 7 Show Car Glaze. Aplique o produto com um pano de algodão limpo e macio e deixe-o assentar. Quando secar, ele deve ficar com uma aparência embaçada. Esfregue o verniz manualmente ou usando uma polidora. Siga imediatamente com uma camada de cera para proteger o brilho e impermeabilizar o acabamento do carro. Uma cera de carnaúba fornece a aparência de brilho molhado para a pintura. Ceras sintéticas criam um brilho lustroso e polido. Ambas protegem a pintura do carro da contaminação.

Dicas & Advertências

  • Não lave, encere ou faça polimentos no carro no sol. Trabalhe em áreas com sombra.

O que você precisa?

  • Panos macios
  • Pano de algodão
  • Polidor
  • Produto de limpeza automotiva
  • Composto para polimento
  • Composto de limpeza para ser esfregado
  • Esmalte ou verniz transparente
  • Cera
  • Local de trabalho com sombra

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível