×
Loading ...

Como remover parafina de tecidos 100% poliéster

O poliéster é uma fibra sintética resistente ao uso e aos rasgos mas, no entanto, possui grande facilidade de ficar manchada com óleos e não suporta bem os tratamentos de calor, como ferros de passar e secadoras muito quentes. Esses dois fatores podem dificultar a remoção de parafina, caso você a derrame em um tecido 100% poliéster. O óleo da parafina acaba descolorindo o tecido e tentar derretê-la na hora da remoção pode derreter também o tecido. Limpar o poliéster rápido e cuidadosamente é a maneira mais eficiente de lidar com a mancha.

Instruções

Um derramamento acidental de parafina cria manchas no tecido de poliéster (Monkey Business Images Ltd/Valueline/Getty Images)
  1. Coloque alguns cubos de gelo em um saco plástico ziplock. Estenda o tecido de poliéster sobre uma superfície plana com os cubos de gelo sobre a mancha de parafina. Deixe-os no local até endurecer a parafina, em seguida, jogue fora o saco de gelo.

    Loading...
    Endureça a mancha de parafina no poliéster com gelo (Ice cubes image by Andrius Grigaliunas from Fotolia.com)
  2. Faça rachaduras na parafina endurecida usando a ponta do cabo da faca. Dê algumas batidas com o cabo até que a parafina rache em pequenos pedaços, em seguida, descole os pequenos pedaços do tecido.

  3. Cubra a região afetada com bicarbonato de sódio e deixe ele absorver os resíduos de gordura da parafina por 15 minutos. Escove o bicarbonato do tecido e jogue os restos no lixo.

  4. Coloque um pouco de solvente para lavagem a seco em uma esponja limpa e passe-a na região da mancha para remover os resquícios de parafina e resíduos do solvente. Enxágue a esponja com água, aplique mais solvente e continue a tratar a mancha até que tenha desaparecido.

    Uma esponja macia ajuda a remover manchas sem danificar o tecido de poliéster (sponge blue image by robert mobley from Fotolia.com)
  5. Lave o tecido de poliéster usando um detergente de limpeza pesada para roupas e um alvejante para tecidos em geral; isso removerá os produtos usados para tirar a mancha e qualquer outro resíduo oleoso. Pendure o tecido para secar.

Loading...

Dicas

  • Mergulhe o tecido de poliéster em uma solução de metade de vinagre branco e metade de água para remover resíduos gordurosos de parafina.

Aviso

  • Mesmo que o calor do ferro de passar seja comumente usado para a remoção de parafina, isso pode danificar o poliéster, derretendo o tecido.
  • Evite esfregar parafina respingada pois isso pode espalhar a mancha.

O que você precisa

  • Saco plástico ziplock
  • Cubos de gelo
  • Faca
  • Bicarbonato de sódio
  • Solvente de lavagem a seco
  • Esponja
  • Detergente para limpeza pesada
  • Alvejante para tecidos em geral

Referências

Loading ...
Loading ...