Como remover pingos de tinta do sapato

Escrito por sharon o'neil Google | Traduzido por marcos vinicios de araújo barros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Ter seus sapatos com respingos de tinta e manchas é o fim. Felizmente, existem técnicas para remover essas marcas indesejadas. As técnicas variam, dependendo do tipo de tinta e do material do seu calçado. O sucesso no resultado dessas técnicas depende da rapidez com que a mancha é removida.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de tinta

Hoje em dia, a maioria das tintas são classificadas como à base de água, tinta látex, ou a óleo. Em geral, a tinta látex é mais fácil de ser removida, não tem odores muito fortes, seca rapidamente e não é inflamável. A tinta a óleo também é conhecida como alquídica. Esse tipo de tinta dá um acabamento mais robusto e geralmente é usada em superfícies que necessitam de proteção extra. Acrescenta-se que tintas desse tipo têm um cheiro bem forte e são mais resistentes à água e a produtos de limpeza.

Tipos de material utilizados na fabricação de calçados

O tipo de calçado faz muita diferença no modo correto de remover as manchas de tinta. Calçados feitos de material duro e impermeável como plástico ou couro não irão absorver a cor da tinta facilmente, diferentemente dos feitos com tecidos como a lona por exemplo. No entanto, o couro pode ser mais sensível a uma limpeza agressiva. É mais difícil de remover a tinta de calçados de cor clara.

Técnicas para remover tinta

O fator principal na remoção dos pingos de tinta do sapato é o tempo. Não importa qual seja o tipo de tinta ou o tipo de sapato, as chances de remover as manchas aumentam consideravelmente se começar a aplicar as técnicas de remoção antes de a tinta secar. Enquanto a tinta ainda estiver úmida, o primeiro passo é enxugá-la com um pedaço de papel toalha ou com um pano para retirar o excesso. Se o sapato for de material permeável evite esfregar a tinta, porque isso fará com que ela penetre mais nas fibras. A tinta úmida sai mais fácil quando o material é rígido, nesse caso basta usar um pano não muito encharcado com água fria. Ao utilizar as técnicas aqui apresentadas, recomenda-se sempre testar primeiro em uma pequena parte do calçado que não seja visível. Pelo fato de que algumas técnicas podem causar danos maiores ao sapato.

Para remover o restante da tinta látex dos sapatos, molhe a área afetada com água fria. Se puderem ser levados à máquina de lavar, utilize sabão de limpeza profunda e água fria. Caso a mancha não saia, aplique removedor de manchas sobre a área afetada. Passe sabão de limpeza profunda diretamente sobre a mancha e escove com água quente. Em seguida, use cloro para remover a tinta. Se o material do sapato for branco ou resistente ao cloro, use água sanitária. O cloro do tipo que não age como descolorante é mais recomendado para ser aplicado em calçados que não são do tipo resistente ao cloro puro. Lave os sapatos novamente com água quente e enxágue. Repita o processo mais uma vez para remover qualquer resquício de tinta.

Para remover a tinta alquídica, passe tíner suavemente sobre a mancha com um pano limpo. Caso você não tenha tíner em mãos, tanto a aguarrás quanto álcool podem funcionar como solvente. Tente não tocar nas partes do sapato que não têm tinta, porque o tíner pode danificar o material. Continue enxugando a tinta até que a mancha seja removida ou que ela amoleça. Se os sapatos puderem ser lavados, use sabão de limpeza profunda e água fria.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível