Mais
×

Como remover a pixelização em fotos ampliadas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A pixelização faz com que suas fotos digitais fiquem embaçadas e difíceis de ver. A maior parte dos programas de manipulação de imagem vêm com filtros embutidos que você pode usar para diminuir os pixels, retocar as fotos e reduzir o embaçado. Apesar do programa de processamento de imagens poder ajudar a melhorar a imagem, a melhor forma de conseguir uma boa qualidade é tirar fotos em alta-resolução. Isso lhe dá mais informação com a qual trabalhar, fazendo com que seja mais fácil conseguir a imagem exata que você deseja.

Instruções

Reduzir a pixelização aumenta a qualidade das suas fotos digitais quando elas forem impressas (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Baixe e execute o GIMP. Ele é um programa de edição de fotos gratuito.

  2. Abra a foto na qual deseja trabalhar indo até "Arquivo" (File) e "Abrir" (Open), e então selecione a foto.

  3. Use o menu "Borrão" (Blur) para remover a pixelização. Para fazer isto, clique em "Filtros" (filters) e selecione "Blur". Nesse menu, escolha "Borrão de Gauss seletivo" (Selective Gaussian Blur). Se quiser remover a pixelização de toda a foto, deixe a ferramenta na forma original. Se quiser escolher áreas específicas, escolha a ferramenta "Retângulo" (Rectangle) ou "Laço" (Lasso) da barra de ferramentas e então selecione a área. Ajuste o "Raio de borrão" (Blur Radius) e "Delta máximo" (Max Delta). No GIMP, ele dirá "Horizontal" e "Vertical" usando as teclas direcionais para cima e para baixo até chegar a um resultado satisfatório. A pré-visualização será exibida no painel apropriado. Salve suas alterações clicando em "OK".

  4. Use a ferramenta "Despixelar" (Despeckle) para remover pixels adicionais da foto ampliada. Clique novamente em "Filtro" (Filter) e selecione "Ampliar". Nesse menu, selecione "Despixelar". Arraste o "Raio de borrão" para frente e para trás até chegar ao resultado desejado. Aperte o botão "OK" para salvar as alterações.

  5. Use a ferramenta de contraste indo até "Filtro", "Melhorar" e "Contraste" (Filter, Enhance e Sharpen) (ou "Unsharp Mask). Mova o medidor ligeiramente para a direita. Clique na janela de pré-visualização para ver se ela rendeu o resultado desejado. Clique em "OK" quando estiver satisfeito.

  6. Vá para o menu "Arquivo" (File) e clique em "Salvar como" (Save as) quando tiver terminado e dê um nome ao arquivo.

O que você precisa

  • Programa de manipulação de imagem
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article