Mais
×

Como remover uma polia do virabrequim

Atualizado em 23 março, 2017

A polia do virabrequim em seu carro ou caminhonete direciona a correia poly-v (correia dos acessórios). Ela também funciona como um balanceador harmônico. A polia absorve a ressonância gerada pelo motor a partir do virabrequim. Quando for a hora de substituir a correia dentada, certamente você precisará remover a polia do virabrequim.

Instruções

A polia do virabrequim sempre estará do mesmo lado da correia poly-v (correia dos acessórios) (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
  1. Localize a polia do virabrequim em seu veículo. Normalmente, ela está do lado do motorista, mas pode estar do lado do passageiro se a sua correia dentada estiver localizada desse lado. Coloque a extremidade da chave de roda apropriada sobre as porcas de roda do seu veículo e gire a chave em cerca de 45º.

  2. Puxe o freio de mão. Em seguida, use o macaco para levantar a dianteira no ponto de elevação de macaco do veículo (uma extensão do quadro).

  3. Coloque os cavaletes sob o chassi do veículo. Em seguida, abaixe o veículo nos cavaletes.

  4. Continue a afrouxar e remover as porcas e puxe a roda.

  5. Retire também os rebites plásticos que seguram o para-barro na caixa de roda. Para fazer isso, você precisa calçar a chave de fenda entre os rebites e o para-barro e erguê-los para fora.

  6. Localize a polia do virabrequim. Estará logo atrás do para-barro que você acabou de remover.

  7. Retire o parafuso do virabrequim utilizando a ferramenta de remoção do parafuso do virabrequim. Coloque a ferramenta sobre o parafuso da polia do virabrequim no centro da polia. Esse dispositivo evita que a polia gire enquanto você solta o parafuso.

  8. Coloque a ponta da chave de impacto sobre a ferramenta de remoção do parafuso do virabrequim. Ajuste a chave de impacto para virar em sentido anti-horário e ligue o compressor de ar. Aguarde até que o compressor esteja totalmente carregado. Em seguida, solte o parafuso. Pode levar um tempo para soltar o parafuso, pois ele requer mais de 1080 nm de torque para ser removido.

  9. Prenda os braços da ferramenta de remoção da polia do virabrequim sobre a polia e aperte a ferramenta com parafusos fornecidos pela ferramenta. Continue a apertar a ferramenta usando os referidos parafusos até que a polia seja puxada do virabrequim.

O que você precisa

  • Chave de roda
  • Chave de soquete e conjunto de soquetes métricos
  • Chave de fenda
  • Macacos e cavaletes
  • Ferramenta de remoção do parafuso do virabrequim
  • Ferramenta de remoção da polia do virabrequim
  • Chave de impacto com compressor de ar
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article