Mais
×

Como remover resíduos adesivos de uma madeira

Atualizado em 17 abril, 2017

Independentemente se for algumas gotas de cola permanente ou os restos de uma fita adesiva, as sobras do adesivo podem ser difíceis de remover. Ao lidar com a madeira tratada e pintada — como pisos, armários ou móveis — serão necessários cuidados extras para evitar danos ao acabamento. Na maioria dos casos, esfregar um pouco com um produto à base de óleo eliminará o resíduo adesivo. Sempre teste o produto em uma área imperceptível da madeira antes de usá-lo nas áreas visíveis.

Instruções

Seja persistente — talvez seja preciso usar vários produtos antes de conseguir remover o adesivo da madeira (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
  1. Borrife o lustra-móveis diretamente no adesivo e esfregue-o cuidadosamente com um pano limpo. Talvez sejam necessárias várias aplicações para removê-lo — se perceber que está desgrudando, continue esfregando.

  2. Aplique uma pequena quantidade de acetona em um cotonete. Esfregue-o no adesivo para soltá-lo, depois raspe-o cuidadosamente com a unha. Esse método é eficaz em colas permanentes. Limpe os restos da acetona com um pano úmido.

  3. Aplique uma pequena quantidade de óleo mineral na área afetada, então esfregue-a com um pano limpo. Limpe a sobra do óleo assim que conseguir retirar o adesivo.

  4. Aplique um produto removedor de adesivo ideal para o uso na madeira. Aplique o produto conforme as instruções e limpe os restos do resíduo com um pano limpo.

Dicas

  • Esfregar álcool, vaselina, óleo vegetal e limpadores de vidro também pode ser útil para remover o adesivo.
  • É importante eliminar os resíduos do produto utilizado para remover o adesivo, pois poderá danificar a madeira se permanecer na superfície por muito tempo.

O que você precisa

  • Lustra-móveis
  • Pano limpo
  • Acetona
  • Cotonete
  • Óleo mineral ou óleo de bebê
  • Produto removedor de adesivo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article