Como remover o Service.exe

Escrito por colette larson | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como remover o Service.exe
Aprendar a remover malwares (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O Service.exe é um componente de processo de vários Trojans. Distribuídos principalmente através de redes "peer-to-peer" e por componentes ActiveX em sites. Seu principal objetivo é baixar e instalar malwares para infectar o computador. Antes de fazer isso, ele desabilita funções do computador que são necessárias para remover tal malware. O arquivo também compartilha informações registradas para um servidor Host remoto. O Service.exe também é um arquivo de processo de software legítimo pertencente ao Centro de Soluções da Dell, relacionado ao desempenho seguro e estável do sistema, bem como cartões de Adaptec SCSI. Nenhum dos arquivos citados por último deve ser removido, a menos que esteja causando problemas ao sistema.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Faça um backup do Registro do Windows antes de começar o processo de remoção do vírus, pois o registro guarda amplas informações sobre como o computador funciona e remoções exigem grandes mudanças nele através do editor de registros. Consulte a seção de Recursos abaixo para instruções completas sobre backup de registro.

  2. 2

    Desligue a restauração do sistema, se computador infectado funciona com Windows ME ou Windows XP. Consulte a seção de Recursos para obter instruções completas sobre como desligar a restauração do sistema.

  3. 3

    Reinicie o computador em modo de segurança e faça login como administrador. Pressione "F8" após o primeiro bip durante a inicialização, antes de ser mostrado o logotipo do Microsoft Windows. Selecione opção "Executar o Windows em modo de segurança", no menu de seleção.

  4. 4

    Remova qualquer arquivo de programa do computador que você tem certeza de que está relacionado com o Service.exe do trojan. Vá no menu "Iniciar", "Painel de Controle", "Adicionar ou Remover Programas". Remova qualquer programa que possuir referência a "Service.exe". Se nada for listado, passe para o passo 5. O programa de malware contém arquivos escondidos que talvez não sejam deletados como parte do processo de remoção de software. Nesse caso, é provável que o programa irá reaparecer após a reinicialização. Continue seguindo completamente os passos abaixo para evitar a reinstalação.

  5. 5

    Utilize a ferramenta de busca do Windows para determinar se o "Service.exe" existe no disco rígido. Vá para "Iniciar", "Busca", "Todos arquivos e pastas". Digite "Service.exe" na seção "Todo ou parte do nome do arquivo". Selecione "Todos discos rígidos locais" da lista "Procurar em:", para melhores resultados. Clique em "Procurar".

  6. 6

    Utilize o Gerenciador de Tarefas do Windows para encerrar qualquer processo do Service.exe que esteja sendo executado. Pressione "Ctrl+Alt+Del" para abrir o Gerenciador de Tarefas. Selecione a aba "Processos", "Service.exe" e "Finalizar Processo". Feche o Gerenciador.

  7. 7

    Clique em "Iniciar", "Executar", digite "msconfig" e pressione "Enter". Desmarque qualquer opção que contenha "Service.exe" na aba "Inicialização". Salve as mudanças e volte para Área de trabalho.

  8. 8

    Clique em "Iniciar", "Executar", digite "regedit" e pressione "Enter". Pressione "Ctrl + F", digite "Service.exe" no campo de busca e apague todas as entradas relacionadas. Saia do registro.

  9. 9

    Clique em "Iniciar", "Executar", digite "cmd" e pressione "Enter" para acessar o prompt de comando e desproteger qualquer arquivo que precise ser deletado. Digite "cd" e pressione a barra de espaço. Em seguida, digite "\windows\system" para acessar o diretório em que o vírus está localizado. Do prompt de comando, digite "attrib -a -s -h -r service.exe". Digite "exit" no prompt de comando e pressione "Enter" para retornar à Área de trabalho.

  10. 10

    Utilize a ferramenta de busca do Windowns para localizar e remover todos arquivos temporários. Vá para "Iniciar", "Busca", "Todos arquivos e pastas". Digite "*.tmp" na seção "Todo ou parte do nome do arquivo". Selecione "Todos discos rígidos locais" na lista "Procurar em:", para melhores resultados. Clique em "Procurar". Dê um clique com o botão direito em cada arquivo temporário e selecione "Excluir" no menu de atalhos. Repita o processo para "Service.exe".

  11. 11

    Reinicie o computador normalmente.

  12. 12

    Repita os passos acima ou tente utilizar uma ferramenta automática de remoção de programas, como o Trend Micro ou AVG (veja a seção de Referências abaixo), se o trojan ainda estiver no computador. A Restauração do Sistema pode reativar o malware que foi removido (veja a seção Recursos para instruções completas).

Dicas & Advertências

  • Remoções manuais do Service.exe podem ser difíceis, pois a remoção do processe exige conhecimento do prompt de comandos do sistema operacional e do editor de registros. Além disso, versões diferentes desse malware podem mudar de nome e trocar de local vários componentes do arquivo, e processos múltiplos podem estar sendo executados simultaneamente. Se não for realizada adequadamente, o sistema do computador pode sofrer danos permanentes. Consequentemente, remoções manuais podem ser melhores para usuários experientes. Usuários não tão experientes podem pensar em considerar o uso de uma aplicação automática de remoção de vírus, como as oferecidas pela Trend Micro ou AVG.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível