Mais
×

Como remover silicato de um aquário

Atualizado em 20 julho, 2017

Ter peixes de estimação é um passatempo apreciado por muitos, mas cuidar do delicado ecossistema de um aquário é uma tarefa desafiadora. A temperatura da água, a estabilidade química, iluminação e circulação são apenas algumas das preocupações quando se tem peixes tanto de água doce quanto de água salgada. Silicato é um composto químico presente naturalmente em muitos solos e, quando encontrado em altos níveis em um tanque, cria algas marrons e viscosas. A remoção de silicatos do seu aquário ajudará seus peixes a viverem mais.

Instruções

Mantenha seus peixes saudáveis monitorando os níveis de silicato no aquário (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Coloque as luvas de borracha.

  2. Coloque o material esponjoso de fosfato na bolsa de rede ou filtro canister. Verifique a embalagem da esponja e veja a quantidade que deverá ser usada com base no volume do aquário.

  3. Coloque a bolsa de rede ou o filtro cheio de esponja de fosfato em um balde grande.

  4. Utilize a água desionizada para lavar a bolsa ou filtro com a esponja no balde. O material esponjoso pode ficar muito quente quando exposto pela primeira vez à água, por isso não retire as luvas até que o calor se dissipe.

  5. Retire a bolsa ou filtro cheio de esponja de fosfato do balde e coloque-o no tanque diretamente no fluxo de abastecimento de água. Certifique-se de que a água esteja fluindo pelo saco ou filtro e não esteja só passando em torno dele. O peixe pode ficar em segurança no aquário nesse momento.

  6. Deixe a bolsa de rede ou filtro cheio de esponja de fosfato no lugar por 8 a 12 horas para remover os fosfatos do aquário, que deve ocorrer primeiro.

  7. Teste a água usando um kit de teste de fosfato e silicato. Quando a leitura de fosfato for 0, você pode passar para a etapa 8.

  8. Repita os passos de 1 a 5 com uma nova dose de fosfato de esponja para remover o silicato da água do aquário.

  9. Monitore os níveis de silicato de seu aquário com o kit de teste e substitua a esponja de fosfato quando as leituras começarem a aumentar novamente, pois o material esponjoso tem um limite de absorção.

O que você precisa

  • Produto de esponja marinha de fosfato
  • Bolsa de rede para aquário ou filtro canister
  • Luvas de borracha
  • Balde de plástico
  • Água deionizada
  • Kit de teste de silicato e fosfato
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article