Como remover tambores de freio teimosos

Escrito por pauline gill | Traduzido por jessica lopes bonifacio
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Como remover tambores de freio teimosos
Siga os passos abaixo para não danificar o tambor de freio (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

A remoção de um tambor de freio pode ser difícil, estressante e cara se ele tiver sofrido algum dano durante a remoção. Alguns cilindros da bateria são pressionados na flange da parte dianteira para garantir a concentricidade, mas isso também cria um bloqueio rápido da flange. É por isso que é um erro usar pé-de-cabra ou martelos para se intrometer ou bater um tambor de freio para fora da bicicleta. É quase certo que esse método danificará o freio. O método a seguir não é muito comum, mas funciona sempre e deixa o tambor absolutamente inteiro.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Macaco ou algum suporte para levantar o carro
  • Chave de impacto
  • Chave de Roda
  • Óleo penetrante
  • Arruela lisa de 1,3 cm

Lista completaMinimizar

Instruções

    Removendo tambores presos

  1. 1

    Levante o carro com um macaco ou algum suporte que dê segurança. Trabalhe sempre em terreno plano e nivelado. Retire as calotas das rodas, e as porcas das duas rodas. Solte o freio de mão e mude para o ponto morto.

  2. 2

    Coloque o óleo no cano da parte central do tambor de freio e nos parafusos da roda. Certifique-se de que não há parafusos que prendam o tambor da frente. Tente tirar o tambor para fora com a mão. Se a resistência for elástica, as pastilhas de freio estão segurando-o. Afaste os ajustadores automáticos de freio e tente novamente. Se os tambores de freio não se mexerem, eles possivelmente estão presos ao quadrante.

  3. 3

    Aperte as porcas de volta sem a roda. Enrosque até que haja apenas 3 cm visíveis da porca. Martele as porcas protegidas de volta na estrutura do freio com um martelo. Isso deve ser feito quando elas estão na posição inferior. Quando os pregos caírem para trás, retire as porcas e empurre todos os parafusos completamente de volta na estrutura do freio.

  4. 4

    Sente-se no carro, e acione o freio com o pé esquerdo. Ligue o motor e mude para primeira marcha. Pise rapidamente no acelerador até que o flange do eixo gire livremente dentro do tambor de freio. Troque para reverter e faça o mesmo.

  5. 5

    Desligue o motor, e mude para o ponto morto. Tente tirar os tambores para fora dos canos com as mãos. Se eles não estiverem desprendidos, coloque o óleo novamente. Tente movê-los novamente.

  6. 6

    Repita os passos 4 e 5 até que a bateria se solte do alicerce da flange. Fazendo isso, eles sairão sem mexer mais ou bater.

  7. 7

    Recupere os parafusos que soltaram quando o tambor foi retirado. Coloque-os de volta em seus buracos por trás da flange. Coloque uma arruela sobre a ponta de cada parafuso preso, parafuse a porca atrás e aperte bem. Aperte cada porca com uma chave de impacto, se possível, para que a puxe com força de volta ao lugar.

  8. 8

    Remova as porcas da arruela, e prossiga com o reparo que estabeleceu a remoção do tambor de freio em primeiro lugar.

Dicas & Advertências

  • Este procedimento é o melhor feito em um suporte que levante o carro a uma altura que bata mais ou menos no ombro. Uma chave de impacto, tanto pneumática quanto elétrica, acelera o processo grandiosamente.
  • Se não tiver um macaco disponível, certifique-se de que a parte trás do carro esteja apoiada por pelo menos dois cavaletes de segurança de cada lado em um total de quatro. Não tente erguer um tambor preso usando um pé de cabra contra a chapa de apoio do freio. Não bata com um martelo. Não tente forçar o tambor tirando as rodas. Evite aquecer o meio, o que poderia rachar o tambor.

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