×
Loading ...

Como remover uma tampa de sifão de esgoto enferrujada

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Algumas casas possuem sifões em forma de "U" instalados na linha de esgoto principal, normalmente no porão ou no subsolo. Esse formato mantém os dejetos na curvatura, mas eles são empurrados para fora e substituídos a cada vez que a descarga de um vaso sanitário é acionada ou um chuveiro, uma banheira ou uma pia é usada. As duas pontas de cima da curvatura em "U" possuem tampas de esgoto, que podem ser removidas para dar acesso à conexão do lado da casa ou à de saída. Remover essas tampas, caso estejam emperradas, é um processo simples de executar.

Instruções

Tente remover a tampa do sifão com uma chave ajustável (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Coloque uma chave ajustável ao redor da porca central da tampa ou uma chave de fenda grande de ponta chata na fenda central. Tente girar a chave no sentido anti-horário. Note que, quanto maior for a ferramenta usada, mais fácil será o trabalho.

    Loading...
  2. Bata levemente ao redor das bordas da tampa com um martelo pequeno ou com a lateral da chave ajustável, e também nas laterais da ponta do sifão. Isso ajudará a soltar a ferrugem e os detritos que possam estar grudados nas roscas entre as paredes da tampa e do sifão. Como alguns sifões são feitos de ferro fundido, que é muito quebradiço, martele suavemente. Tente remover a tampa com a chave.

  3. Aplique bastante spray lubrificante por toda a volta do perímetro da tampa do sifão, de forma que o líquido se infiltre nas roscas. Espere 15 minutos para o produto penetrar na vedação. Remova a tampa com a chave.

Loading...

Dicas

  • Caso a tampa tenha um centro de borracha e ele esteja visivelmente saliente, pode ser que a linha de esgoto esteja entupida. Nesse caso, não remova a tampa, evitando que os dejetos jorrem através dela.

O que você precisa

  • Chave ajustável / chave de fenda de ponta chata
  • Martelo
  • Spray lubrificante

Referências

Loading ...
Loading ...