Como remover telhas de amianto

Escrito por cheryl swayne | Traduzido por erick vasconcelos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como remover telhas de amianto
Remover telhas (roofer image by Leticia Wilson from Fotolia.com)

O amianto é uma fibra fina facilmente separável. Trata-se de um material orgânico encontrado em pedras metamórficas. As fibras minerais têm sido utilizadas em isolantes, telhas e tinta por mais de 100 anos devido à sua força e durabilidade. Se as fibras não forem lançadas no ar para serem inaladas, elas não devem causar problemas, mas uma vez liberadas, podem causar câncer de pulmão. A remoção de materiais com amianto requer cuidados especiais.

Outras pessoas estão lendo

O que é uma telha de amianto?

A quantidade de amianto em uma telha varia de fabricante para fabricante e pode ir de 5% a 35%. As telhas de amianto também podem ser chamadas de cimento-amianto e conter a sigla ACRM, que significa "asbestos containing roofing material" (material de telhagem contendo amianto). As regras de manuseio de materiais de amianto variam de lugar para lugar, por isso você deve verificar junto ao órgão responsável local como deve ser realizada sua remoção. As telhas eram fabricadas por diversas empresas, por isso não há uma aparência única delas. Em geral, elas são rígidas e contêm cimento. Procure marcações nas telhas e entre em contato com o fabricante para saber se elas contêm amianto. Você pode também contratar um inspetor para verificar a presença dessa substância.

Remoção e segurança pessoal

Os telhados de amianto em boas condições não representam riscos à saúde e não precisam ser removidos. Os danos sofridos por eles podem ser reparados com cuidado. As regulamentações locais especificam se você pode instalar um segundo telhado sobre a cobertura de amianto. A remoção das telhas de amianto liberará as fibras e contaminará o ambiente. É recomendável que um especialista faça esse trabalho, embora a maior parte dos locais permita que o proprietário do local o faça.

Para sua segurança, utilize um respirador com cartuchos P100. Uma máscara para poeira não manterá as fibras de amianto fora dos seus pulmões. Você deve também verificar com seu médico, já que nem todos podem utilizar respiradores. Use roupas descartáveis e as jogue fora depois do trabalho. Mantenha outras pessoas longe da área e não leve o material para dentro da casa. Tome um banho imediatamente após a remoção.

Ambientes fechados e descarte

Entre em contato com aterros locais para saber se eles têm aprovação para descarte de telhas de amianto. Os responsáveis dirão como as telhas devem ser embaladas e preparadas para o transporte. Em geral, os materiais devem ser envolvidos em uma capa de polietileno e fechadas. Mantenha os pacotes em tamanhos viáveis para transporte. Feche todo o ambiente com panos ou capas plásticas. Molhe todo o material. Evite jogar ou quebrar o material e o descarregue onde for possível. Coloque todos os materiais de telhagem, descartes e panos dentro do invólucro de polietileno.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível