Mais
×

Como remover tinta acrílica de paredes

Atualizado em 17 abril, 2017

Remover tinta acrílica das paredes de uma casa poderá ser uma tarefa tão simples quanto enxugar um respingo ou um derramamento ou tão complicada quanto o esforço necessário para remover a tinta de uma casa inteira. O método utilizado dependerá muito de qual você prefere, quanto tempo você tem disponível, o que pretende colocar na parede em seguida e o quão antiga é a pintura atual. Alguns são mais bagunçados e consomem mais tempo, enquanto há outros que são mais caros. Experimente até encontrar aquele que seja de sua preferência.

Instruções

Use um raspador de tinta para descascar paredes com tinta rachada (http://www.sxc.hu/photo/913902)
  1. Descasque-a. Se você tiver uma parede coberta com tinta rachada e descascando, a melhor maneira de removê-la é raspá-la. Use uma espátula para remover o máximo de tinta possível. Lixe todo o local e então aplique um primer. Ao secar, lixe e passe o primer novamente, assim a parede estará pronta para uma nova pintura.

  2. Lixe-a. Se houver uma cobertura de tinta acrílica e quiser pintar sobre ela, você poderá achar que alguns tipos de tinta não irão aderir à superfície. Use a lixa ou lixadora comercial para lixar a camada de tinta. Assim que acabar de lixar toda a superfície, você poderá proceder com o novo tratamento para parede.

  3. Utilize um removedor infravermelho para tintas. Ele usa tecnologia infravermelha para remover tinta sem a necessidade do uso de discos de lixa ou de removedores químicos. Veja nas referências mais informações sobre essa tecnologia.

  4. Use um removedor de tinta químico. Existem alguns removedores de tinta acrílica no mercado que poderão ser aplicados nas paredes para remover grandes áreas de tinta. Assegure-se sempre de usar esses removedores químicos em locais bem ventilados evitando a inalação de fumaças perigosas.

  5. Use uma lavadora de pressão. Se você estiver removendo tinta de uma parede externa, uma lavadoras dessas removerá a tinta, a sujeira e outros detritos por meio da pulverização de água. Elas podem ser alugadas em lojas especializadas ou compradas em lojas de materiais para casa e construção.

  6. Use álcool isopropílico. Caso tenha apenas uma pequena quantidade de tinta para remover, como uma gota ou borrifo, o álcool dissolverá a tinta acrílica. Derrame um pouco em um trapo velho e esfregue as manchas repetidamente.

  7. Descasque-a. Se a tinta que tiver na parede for tinta de artesanato, ela normalmente seca em uma consistência plástica. Muitas vezes você poderá descascá-la facilmente. Tente aquecê-la um pouco com um secador de cabelo para amaciá-la. Caso não funcione, use um removedor de tinta acrílica profissional de uma loja de arte ou de artesanato.

Dicas

  • Saber o tipo exato de tinta que possui tornará a remoção mais simples. Se possível, descasque um pedaço e leve a uma loja de tintas para ser analisado.

O que você precisa

  • Lixadeira
  • Lixa
  • Espátula
  • Álcool isopropílico
  • Trapo velho
  • Lavadora de pressão
  • Secador de cabelo
  • Equipamento infravermelho para remoção de tinta
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article