Mais
×

Como remover tinta acrílica seca em roupas

Atualizado em 10 maio, 2017

Ao usar tinta acrílica, deve-se proteger a vestimenta com um jaleco ou avental, mas é possível que, acidentalmente, deixe-se respingar ou cair tinta na roupa. A remoção da mancha é mais fácil quando a tinta ainda está molhada, mas talvez não se perceba até que ela tenha secado. Como todas as manchas, as causadas por tinta acrílica são mais prováveis de serem removidas se forem detectadas antes de passarem por uma secadora, pois o calor pode fixá-las. Com paciência e perseverança, é possível tirar a maior parte ou toda a mancha da tinta acrílica das roupas.

Instruções

Caso derrame tinta acrílica em sua roupa, você pode ser capaz de removê-la (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Use o lado cego de uma faca de manteiga ou a borda de um cartão de crédito para raspar, com cuidado, a tinta seca em excesso na roupa. Atente-se para não puxar ou prender o tecido.

  2. Coloque o tecido embaixo de água corrente quente. Deixe que a água molhe a parte de trás do pano primeiro, para que ela possa limpar a mancha.

  3. Misture o sabão líquido com água. Use uma esponja para esfregar a solução no tecido, e em seguida, enxágue-o. Verifique o pano e repita quantas vezes forem necessárias para remover toda a tinta.

  4. Coloque a peça em um ciclo de lavagem após ter removido toda a tinta.

Dicas

  • O site Good Housekeeping recomenda o uso de acetona como último recurso para remover a mancha, caso a solução de água com sabão não dê certo. No entanto, se o tecido tiver acetato ou triacetato, não faça isso, pois danificará as fibras.

O que você precisa

  • Faca de manteiga ou cartão de crédito
  • 1/4 de xícara de sabão para roupas líquido
  • 1/4 de xícara de água
  • Esponja
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article