Mais
×

Como remover tinta de caneta de gel de roupas lavadas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

É desolador encontrar uma mancha de tinta na roupa; mas as de caneta de gel são ainda piores, pois a tinta gel é um pigmento de tinta sintética suspenso em um gel à base de água, feito para ser ainda mais permanente do que outros tipos de tinta. É preferível tratar uma mancha de caneta de gel o quanto antes. Sempre teste os vários itens que você usar para remover manchas em uma área escondida da roupa para certificar-se de que o tecido não descolorirá.

Instruções

Aprenda a remover a tinta gel das roupas (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
  1. Mergulhe a mancha em água fria por 10 a 15 minutos e depois seque-a com papel toalha.

  2. Coloque a roupa em uma mesa e envolva a área manchada do tecido com várias folhas de papel toalha. Coloque algo pesado em cima para pressionar a área manchada e deixe descansar por cerca de cinco minutos.

  3. Borrife a mancha generosamente com um spray de cabelo à base de álcool. Esse produto quebrará e soltará o pigmento. Seque levemente a mancha da mesma forma que fez anteriormente. Envolva a área manchada do tecido com folhas limpas de papel toalha e pressione-a por mais cinco minutos. Enxágue com água fria e repita o processo, se necessário.

  4. Examine a área manchada para ver se resta quaisquer traços de tinta. Se houver, misture partes iguais de amônia, água e detergente em pó para formar uma pasta. Passe a mistura delicadamente na área afetada usando uma escova de dentes. Se a mancha tiver desaparecido completamente, você pode pular o próximo passo.

  5. Borrife novamente o spray de cabelo e aplique um removedor de manchas comercial. Siga as instruções do fabricante para procedimentos de aplicação.

  6. Enxágue a peça abundantemente com água morna quando a mancha tiver desaparecido.

O que você precisa

  • Papel toalha
  • Spray de cabelo
  • Amônia
  • Detergente em pó
  • Escova de dentes
  • Removedor de manchas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article