Mais
×

Como remover tinta dos dedos?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ficar com os dedos cheios de tinta pode ser uma verdadeira bagunça e nem sempre é fácil de limpar. A pele tem muitas fendas e sulcos que prendem a tinta e, quando ela está na ponta dos dedos, muitas vezes encontra o caminho ao redor e embaixo das unhas. Como isso pode ser frustrante, é tentado a usar solventes para a remoção. Muitos solventes -- tais como acetona -- irão remover a tinta na pele, mas também irão ressecá-la, e muitos deles simplesmente não são seguros para este fim. Felizmente, você pode usar outros agentes eficazes e mais seguros para remover tinta de seus dedos.

Instruções

Ficar com os dedos cheios de tinta pode ser uma verdadeira bagunça e nem sempre é fácil de limpar (Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images)
  1. Fique próximo a uma pia e despeje óleo vegetal na palma da mão. Esfregue-o deliberadamente sobre as mãos manchadas.

  2. Use uma escova de dentes ou de unhas para limpar as áreas manchadas. Enxágue as mãos com água quente. Reaplique mais óleo, se ainda restarem manchas de tinta e escove novamente. Caso tenha tinta embaixo das unhas, certifique-se de que o óleo chegue até lá.

  3. Escove as mãos novamente. Agora passe um pouco da pedra-pomes nas mãos (não é necessário retirar o óleo antes, a não ser que ele o incomode). A pedra-pomes é um sabão arenoso usado por mecânicos para remover graxa dos dedos.

  4. Esfregue as mãos energeticamente, escovando-as com a pedra-pomes. Se alguma tinta permanecer em seus dedos ou embaixo das unhas, cubra-os com o sabão e escove novamente.

  5. Enxágue as mãos com água quente. Seque com uma toalha macia.

Dicas

  • Este método deve funcionar com todo tipo de tinta, incluindo a de impressora.
  • Se a tinta ainda ficar nas unhas (às vezes, ela é mais difícil de remover deste local) mergulhe um cotonete em álcool isopropílico ou acetona e esfregue-o sobre a unha; a tinta deve sair logo depois.
  • Em vez de sabão de pedra-pomes, você também pode tentar usar um creme dental branqueador para remover tinta dos dedos.
  • Como acontece com qualquer mancha, quanto mais rápido você tentar tirar as manchas de tinta de dedos, mais fácil será a remoção.

O que você precisa

  • Óleo vegetal
  • Escova de dentes ou de unhas
  • Pedra-pomes
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article