Mais
×

Como remover tinta de janelas de madeira

Não há dúvidas de que remover manualmente a tinta de esquadrias de madeira antiga pode ser uma tarefa longa e laboriosa. Apesar disso, restaurar janelas de madeira para seu melhor estado pode trazer mais personalidade e brilho para sua decoração, fazendo valer o esforço. Aqui estão algumas etapas para remover pintura antiga de suas esquadrias de madeira, fazendo com que elas se pareçam novas.

Instruções

Restaurar janelas de madeira traz mais personalidade para sua casa, fazendo valer o esforço (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
  1. Abra todas as janelas e portas do cômodo que você estiver pintando, pois os vapores de removedores químicos de tinta podem ser perigosos quando inalados. Também certifique-se de ler e seguir todas as outras instruções de segurança na embalagem do produto antes de começar.

  2. Aplique a fita adesiva nas paredes ao redor da esquadria e use a lona para cobrir o piso abaixo da janela. A emoção de ver o processo de remoção de tinta em ação nas suas janelas pode acabar rapidamente se suas paredes e piso sofrerem um destino similar.

  3. Usando um pincel antigo, aplique o removedor de tintas na superfície da madeira. O ideal é começar no topo da janela e ir descendo aos poucos, trabalhando em seções de 60 a 90 cm por vez para sentir quanto de removedor aplicar para se obter melhores resultados. À medida que se progride, você pode ajustar o tamanho dessas seções conforme sua conveniência.

  4. Deixe o removedor agir sobre a superfície pintada até que comece a aparecer bolhas na tinta (cheque as instruções do produto para obter o tempo específico). Enquanto o local ainda estiver molhado, use a espátula para descascar a pintura. Tenha em mente que se houver múltiplas camadas de tinta antiga na janela, poderá ser necessário repetir todo o processo duas ou três vezes até conseguir deixar a madeira nua.

  5. Esfregue a madeira com um pano seco para remover o solvente e a tinta velha. Para remover áreas pintadas mais difíceis, como em fissuras e frestas, use um pedaço de palha de aço ou talvez uma escova de dentes firme mergulhada em álcool, esfregando até que todos os resquícios de tinta tenham desaparecido.

  6. Prepare a madeira para receber verniz assim que toda a tinta tiver sido removida, lixando a superfície com uma lixa média, seguida de uma lixa fina para um acabamento suave.

Dicas

  • Como alternativa ao uso de removedores químicos, você pode usar um maçarico. Ele terá o mesmo efeito de fazer com que a tinta antiga borbulhe, facilitando sua remoção, mas mantenha a chama sempre em movimento para esquentar a pintura sem queimar a madeira. Seja usando produtos químicos ou calor para remover a tinta, é sempre uma boa ideia usar luvas e óculos de proteção.

Aviso

  • Quando o trabalho estiver concluído, não jogue quaisquer sobras de material no lixo. Ao invés disso, contate o órgão de gerenciamento de resíduos em sua área para obter instruções específicas de como descartar materiais potencialmente perigosos.

O que você precisa

  • Pincel
  • Removedor de tinta
  • Espátula de pintura
  • Escova de dentes
  • Palha de aço
  • Lona
  • Fita adesiva para pintura
  • Luvas de borracha
  • Óculos de proteção
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article