×
Loading ...

Como remover tinta látex de couro

Atualizado em 17 abril, 2017

É possível remover com facilidade a tinta látex em qualquer item de couro. Ela tem uma base de borracha, então fica na parte superior do couro como um selo em uma carta; o desafio é amolecê-la.

Instruções

É fácil remover a tinta de látex do couro (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

    Tinta fresca

  1. Aplique uma compressa de água quente sobre a tinta usando uma toalha de rosto ou um pedaço de gaze. Isso irá amolecer a tinta e soltá-la do couro e, em seguida, tente descascá-la; não esfregue.

    Loading...
  2. Utilize um kit de limpeza de couro normalmente disponível em lojas de móveis; ele deve conter duas garrafas: um produto de limpeza incolor e um condicionador. Siga as instruções do fabricante do produto, que contém concentrações moderadas de vários solventes orgânicos; eles amolecerão a tinta látex sem remover a cor do couro.

  3. Aplique o condicionador de acordo com as instruções do fabricante. O couro provavelmente ficará fosco depois do Passo 2, mas o condicionador restaurará o brilho e o deixará com uma cor uniforme.

    Tinta seca

  1. Esfregue a tinta e o couro ao redor com um condicionador à base de creme; com sorte, isso amolecerá a tinta e começará a descascar. Utilize um pano macio, como gaze, e não esfregue com força, para não danificar a superfície do couro.

  2. Se o passo anterior não funcionar, aponte um secador de cabelo, em temperatura baixa sobra a mancha, por 45 segundos. Tente levantar um canto da tinta como se estivesse tentando descascar um rótulo de uma garrafa e aponte o secador entre a tinta e o couro conforme puxar.

  3. Amoleça a tinta com tíner se o Passo 2 não funcionar. Com um pequeno pincel ou cotonete, passe solvente o suficiente para amolecer, mas não para ensopar a tinta. Repita os procedimentos para a tinta fresca. Não encoste o líquido no couro, pois ele pode remover a cor.

  4. Passe um condicionador à base de creme ou sabão de sela no couro. O couro ficará ressecado após o reparo, mas não ficará permanentemente danificado.

Loading...

Dicas

  • A força que o látex tem depende da porosidade do couro; talvez 80% dos móveis de couro tem um acabamento liso, pintado com tinta acrílica, que não é muito porosa. As roupas e móveis mais delicados são, muitas vezes, feitos de couros analine, que são muito mais porosos e difíceis de limpar.

Aviso

  • Não use lâminas de barbear ou estiletes para raspar a tinta.
  • Não use produtos que afirmem ser "bom para o couro ou vinil"; eles são eficazes para o vinil, mas geralmente muito agressivos para o couro.
  • Não use força para remover a tinta. Isso removerá a cor do couro ou removerá a camada superior.
  • Não use sabão ou detergentes, pois penetrarão no couro.

O que você precisa

  • Pano macio
  • Método de limpeza de couro

Referências

Loading ...
Loading ...