Mais
×

Como remover a tinta a óleo de uma paleta de pintura

Atualizado em 24 março, 2017

A tinta a óleo geralmente fica em uma paleta por muito tempo, pois ela demora muito para secar. No entanto, não deixe nada na paleta depois de ter terminado o seu trabalho, já que, se a tinta secar, ficará mais difícil de removê-la. É possível limpar a maior parte da tinta com uma espátula e retirar o resto com um removedor de tinta a óleo. Embora existam paletas descartáveis; a maioria dos artistas prefere usar uma paleta permanente, mas o problema delas é que exigem limpeza regularmente.

Instruções

A tinta seca forma uma crosta na paleta se você não limpá-la (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Pinte em um local bem ventilado e mantenha uma ou mais janelas abertas para o fluxo de ar correr. Isso protegerá você de inalar o vapor da aguarrás durante a limpeza.

  2. Despeje algumas gotas de óleo de linhaça em sua paleta antes de usá-la pela primeira vez. Esfregue o óleo nela e deixe-a secar durante a noite para que o óleo penetre na madeira.

  3. Sempre limpe a paleta depois de usá-la para se certificar de que a tinta a óleo não fique agarrada nela, ou será difícil limpá-la para usar da próxima vez que precisar da ferramenta. Limpe a paleta com um pano embebido em aguarrás.

  4. Use uma lâmina de barbear para remover a tinta óleo velha e seca. A lâmina funciona melhor em uma paleta de vidro grosso. Amoleça as crostas de tinta seca com algumas gotas de aguarrás, assim ficará mais fácil de removê-las com a lâmina.

  5. Esfregue um pouco de água na paleta depois de remover a tinta a óleo. A água vai levantar os restos de tinta.

  6. Se você for colocar a paleta em uma mesa ou em outra superfície similar, ponha uma folha de papel encerado sob ela.

    Quando você precisar de uma grande quantidade de tinta, misture-as no papel encerado e jogue-o fora depois que acabar de pintar.

Dicas

  • Enquanto a paleta de madeira estiver sendo limpa, use uma de plástico, descartável e barata. Você também pode usar paletas de papel descartáveis, especialmente quando misturar grandes quantidades de tinta para pintar uma tela muito grande, ou para uma área extensa.

O que você precisa

  • Óleo de linhaça
  • Pano
  • Lata pequena de aguarrás
  • Lâmina de barbear
  • Rolo de papel encerado
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article