×
Loading ...

Como remover tinta de serigrafia com acetona?

Atualizado em 09 julho, 2018

É fácil se tornar um fã de serigrafia, processo no qual uma estampa é transferida para um tecido ou metal através de uma tela. Algumas tintas podem ser retiradas com água e sabão, mas existem tipos que só podem ser removidas com solventes com a acetona por exemplo. A acetona é o elemento principal utilizado em removedores de esmaltes de unha.

Instruções

A serigrafia é um método muito utilizado para se fazer estampas de camisetas (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Remova o excesso da tinta utilizando um palito de picolé. Depois utilize uma ferramente mais forte como por exemplo, uma chave de fendas.

    Loading...
  2. Molhe um algodão com acetona tomando cuidado para não escorrer.

  3. Passe a acetona na tela de seda. Espere a tinta dissolver, não esfregue-a.

  4. Repita o processo, se necessário.

  5. Deixe a tela secar, em seguida, limpe-a com água e sabão neutro no local da mancha. Se o local a ser limpo for pequeno, use ferramentas de limpeza menores como cotonetes por exemplo.

Loading...

Dicas

  • Não demore muito para remover a tinta. É simples e todo mundo sabe que, quanto mais tempo a tinta fica, mais difícil é retirá-la. Escolha a tela com atenção. Assim como nos tecidos, quanto menor forem os espaços entre as fibras da tela, menos tinta passará por ela. A acetona é um removedor resistente e confiável, sendo assim, se ela não for capaz de remover as manchas, compre um removedor industrializado.

O que você precisa

  • Palito
  • Chave de fenda
  • Acetona (removedor de esmaltes de unha)
  • Algodão
  • Cotonete

Referências

Loading ...
Loading ...