Como remover os vocais no GoldWave

Escrito por simon foden | Traduzido por igor de o. peixoto
Como remover os vocais no GoldWave
Remover os vocais permite que você crie novas versões de músicas (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

O GoldWave é um aplicativo shareware de áudio que possibilita que você grave e edite sons. Com ele, você pode remover total ou parcialmente os vocais de um arquivo. Isso é útil se você quiser uma versão instrumental da canção, para usar, por exemplo, em um karaokê. O programa permite que você silencie certas frequências no áudio, fazendo com que o resultado prático seja a remoção completa dos vocais. O grau de sucesso que você alcançará vai depender da qualidade do arquivo e do alcance de frequência do vocal da música.

Instruções

  1. 1

    Clique em "File" (arquivo) e selecione "Import" (importar). Do navegador, selecione o arquivo de áudio do qual quer remover os vocais. Assim, o arquivo será aberto em uma formatação gráfica de ondas, com os picos representando os vários níveis de volume. Quanto mais alto o pico, mais alto o volume.

  2. 2

    Selecione a parte da música da qual deseja remover a voz. Clique no gráfico e arraste o cursor. Solte-o quando chegar ao fim da seleção desejada. Para remover os vocais da música inteira, não selecione nada. Isso configura o GoldWare para remover de todo o arquivo.

  3. 3

    Clique em "Effect" (efeito), "Stereo" (estéreo) e selecione a opção "Reduce Vocals" (reduzir vocais). Essa ação abrirá uma nova janela, contendo o menu de pré-ajustes, que estão configurados para remover a voz de frequência variadas. Você pode estabelecer seus próprios parâmetros de frequência, mas primeiro tente trabalhar com os pré-ajustes. Por exemplo, selecione "Reduce Vocals with More Stereo" (reduzir vocais com mais estéreo) para remover os vocais mixados em estéreo. Como a maioria das gravações possuem a parte vocal em estéreo, essa opção mostra-se muito eficiente.

  4. 4

    Clique em "Preview" (prever) para ouvir o que a ferramenta "Reduce Vocals" (reduzir vocais) está fazendo, em tempo real. Isso é útil, pois você não precisará esperar o áudio ser processado completamente para descobrir que o efeito não funcionou como esperado.

  5. 5

    Selecione manualmente o limiar de frequência. Se o processo automático não tiver removido completamente toda a voz, use os mostradores horizontais marcados com "From (Hz)" (de) e "To (Hz)" (até) para escolher os parâmetros desejados. Qualquer áudio que estiver no intervalo selecionado será silenciado. Se você não souber as frequências relacionadas à voz humana, clique em "Preview" e faça experimentos, movendo os seletores. Quando os vocais começarem a desaparecer do arquivo, pare de ajustar.

  6. 6

    Clique em "OK" quando tiver removido os vocais. Uma barra de progresso aparecerá para informar que o áudio está sendo processado sem os vocais. Quando ela desaparecer, o arquivo estará pronto para ser exportada como uma música de karaokê ou de fundo.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível