Quem foi Renato Russo

Escrito por túlio pires bragança Google
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quem foi Renato Russo
Renato Russo, o maior nome do rock brasileiro (Divulgação)

Ícone de uma geração, poeta e líder do Legião Urbana, uma das maiores bandas de rock da história do Brasil, Renato Russo viveu somente 36 anos, mas de uma maneira muito intensa. Ao mesmo tempo que ele lutava contra sua depressão e dependência química, compunha canções que se transformariam em verdadeiros hinos populares, cantadas até hoje por jovens brasileiros. Sempre inquieto, Renato nunca se calou aos problemas e aos preconceitos brasileiros. Em um tempo em que a homossexualidade e a AIDS eram enormes tabus, ele conseguiu passar por cima disso e ser amado pelo público.

Outras pessoas estão lendo

Início da banda em Brasília

Renato Manfredini Júnior nasceu em 27 de março de 1960 no Rio de Janeiro, filho de funcionários públicos. Morou dois anos nos Estados Unidos durante sua infância, o que facilitou seu acesso mais tarde às bandas de rock estrangeiras. Aos 18 anos, fundou com seus amigos sua primeira banda, Aborto Elétrico, que mais tarde ia ser a base de formação do Capital Inicial e de sua banda mais famosa, a Legião Urbana. Formada em 1982 junto com outros roqueiros de Brasília, o primeiro disco da banda só foi lançado em 1985. O primeiro sucesso foi "Ainda é Cedo", composta para a ex-noiva de Renato na época.

Quem foi Renato Russo
Brasília, celeiro do rock nos anos 80 (Divulgação)

Sucesso

A década de 80 foi onde o rock brasileiro floresceu. A banda de Renato Russo chamava atenção pelo sucesso de público e crítica, aliando um grande número de discos vendidos a ótimas resenhas dos jornais e revistas. Entre 1985 e 1987 a banda lançou três discos que marcaram a música brasileira: "Legião Urbana", "Dois" e "Que país é este?". Renato conseguia falar na língua dos jovens todos os problemas de uma geração que vivia num país cheio de problemas políticos e econômicos. Em 1989 foi lançado o disco de maior sucesso da banda, "As Quatro Estações", que teve 1,7 milhão de unidades vendidas e contém uma das músicas mais famosas do grupo, "Pais e filhos".

Quem foi Renato Russo
Sucesso de público e crítica (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Morte

Desde 1989 Renato Russo era portador do vírus HIV, porém, mesmo com a desconfiança de boa parte do público, ele nunca revelou essa informação oficialmente. Muito magro, pesando somente 45 quilos e bastante debilitado, o roqueiro morreu no dia 11 de outubro de 1996 aos 36 anos de idade. A notícia da sua morte abalou a juventude brasileira, que tinha em Renato um verdadeiro símbolo de luta pelos seus ideais. A Legião Urbana se encontrava no meio do processo de gravação do disco "A Tempestade", que foi lançado no mesmo ano de maneira póstuma.

Quem foi Renato Russo
Renato Russo morreu aos 36 anos de idade (Ricardo Siqueira)

Legado

Mesmo após sua morte, Renato Russo continuou ganhando mais fãs e vendendo discos. Sua obra póstuma é imensa. Entre discos solo e da Legião Urbana foram dez álbuns lançados, sendo o último deles, "Perfil", em 2011. No cinema, Renato também ainda vive. Foram produzidos dois filmes sobre sua história e obra. "Faroeste Caboclo", baseado na música de mesmo nome, foi lançado em 2013, com direção de René Sampaio e com a participação da atriz global Ísis Valverde. No mesmo ano também chegou às telas do cinema "Somos Tão jovens", que conta o início da carreira de Renato Russo, que é interpretato pelo ator Thiago Mendonça.

Quem foi Renato Russo
A música de Renato ainda ecoa (Divulgação)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível