Como renomear uma série de arquivos usando a linha de comando de DOS

Escrito por david secor | Traduzido por fabrício calmon
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como renomear uma série de arquivos usando a linha de comando de DOS
Use a linha de comando do DOS (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Renomear múltiplos arquivos no Windows pode ser uma tarefa entediante, especialmente se estiver usando o método padrão de clicar em cada arquivo que deseja renomear individualmente. Enquanto diferentes programas conseguem renomear múltiplos arquivos de uma vez, você pode poupar tempo baixando-os da internet, e até mesmo algum dinheiro, usando uma versão desses aplicativos do Windows através de linha de comando do DOS. Renomear um lote inteiro é uma ajuda especialmente útil para fotos digitais que estão numeradas em sequência, porque números genéricos não serão muito úteis quando estiver procurando por um determinado conjunto de imagens no futuro. Este guia mostrará como renomear uma série de arquivos utilizando a linha de comando do DOS.

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Localize os arquivos que deseja renomear. Crie um novo diretório e coloque todos os arquivos que serão renomeados nele. No entanto, mesmo não sendo necessário colocar os arquivos em um novo diretório, isso fará com que a tarefa seja muito mais fácil.

  2. 2

    Abra uma nova janela de linha de comando. Isso pode ser feito pressionando o botão "Iniciar" na barra de tarefas e selecionando "Executar". Na caixa de diálogo que se abrirá, digite "CMD" e pressione "OK". Uma janela com fundo preto abrirá. Isto é o prompt de comando estilo DOS. Uma linha de texto será mostrada indicando a sua localização atual na árvore de diretório. Por exemplo, no Windows XP, a localização aparecerá como "C:\Documents and Settings\UserName>”, onde "UserName" é o seu nome de login do Windows.

  3. 3

    Troque para o drive e diretório onde os seus arquivos estão localizados. Se eles não estiverem no drive C, por exemplo, então poderá trocar para o drive D, ao digitar "D:" e pressionar "Enter". Quando estiver no drive correto, poderá mudar o diretório com um comando "CD". Para trocar para o diretório nomeado como "Imagens", digite "CD imagens" e pressione "Enter". Você pode, inclusive, digitar todo o caminho no comando "CD". Para fazer a troca para a pasta "Meus Documentos", precisará digitar "CD c:\documents and settings\UserName\meus documentos” e pressionar "Enter". Pra ir um diretório acima, digite "CD .." e pressione "Enter". Para voltar à raiz do diretório, digite "CD \" e pressione "Enter".

  4. 4

    Digite "DIR" e pressione "Enter" para ver uma lista de arquivos nesse mesmo diretório. Uma vez que tenha verificado que está no diretório correto, poderá inserir os comandos para renomear o arquivo. Para o exemplo das fotos digitais, você pode adicionar caracteres dentro da sequência numérica que está sendo usada como nome dos arquivos. Você pode fazer isso utilizando "*", que representa qualquer número de caracteres. Isso será usado para representar os dois últimos caracteres do nome do arquivo, que estão com o número sequencial das fotos. Esses arquivos hipotéticos serão nomeados como "DCN00001.JPG", DCN00002.JPG", DCN00003.JPG".

  5. 5

    Digite "REN DCN000.JPG BDAY08.JPG" e pressione "Enter". Os novos arquivos agora serão nomeados como "BDAY0801.JPG", "BDAY0801.JPG" e "BDAY0803.JPG". Esse comando substitui seis caracteres que são comuns nesses arquivos ("DCN000") por caracteres como "BDAY08". O número de caracteres no nome original deve permanecer com o mesmo número de caracteres que estão sendo substituídos. Caso contrario, esse comando não funcionará.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível