on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como renovar massa de vidro

A massa de vidro é uma substância usada em janelas de madeira para prender e selar os painéis de vidro na moldura. Essa massa é maleável e tem uma textura parecida com argila enquanto está sendo instalada. Depois da instalação, a oxidação do óleo de linhaça presente na composição da massa de vidro começa e, com o tempo, ela se torna uma substância dura. Depois de um certo tempo, a massa de vidro pode acabar ficando quebradiça e rachar, fazendo com que o vidro não fique mais preso de maneira segura. A essa altura, a massa velha precisará ser removida e uma nova precisa ser colocada. Não existe uma maneira de se rejuvenescer a massa de vidro seca, e a única opção é fazer a troca.

Instruções

Janelas de madeira velhas geralmente precisam que a massa de vidro seja substituida (Colonial Window Panes with brick building reflected image by Jorge Moro from Fotolia.com)
  1. Use uma espátula de vidraceiro para remover toda a massa de vidro velha e ressecada. Se a massa ainda estiver bem presa em algumas áreas da janela, talvez você precise usar um injetor de calor para amolecê-la antes de tirá-la.

    Loading...
  2. Evite remover os pontos de vidraceiro originais ao longo da massa. Se eles acabarem sendo removidos junto com a massa, coloque pontos novos. Coloque o ponto de vidraceiro com o lado pontiagudo virado para a madeira e use a lateral da espátula para empurrá-lo na moldura e prender o vidro no lugar. Repita esse processo com todos os pontos que precisaram ser trocados para que o painel de vidro fique seguro.

  3. Use a borda da espátula para raspar o vidro e a madeira e remover bem todos os resquícios da massa de vidro velha. Você precisa de uma superfície limpa para que a massa fique bem colocada.

  4. Coloque luvas de borracha. Remova uma quantidade mais ou menos do tamanho de uma bola de golfe de massa de vidro da embalagem. Trabalhe na massa com as mão, massageando e amassando, até que ela fique macia e maleável. Faça rolinhos longos de mais ou menos 6 mm de diâmetro com a massa de vidro. Coloque os rolinhos na beirada da janela, na mesma área em que a massa velha estava colocada.

  5. Segure a espátula de vidraceiro em um ângulo de 45º do vidro e pressione a massa contra o vidro e a moldura com firmeza. Arraste a espátula ao longo da moldura, apertando bem a massa no vidro e na moldura.

  6. Deixe a massa secar por uma ou duas semanas antes de pintar.

Loading...

Dicas

  • A oxidação do óleo de linhaça na composição da massa de vidro é o que faz com que ela desenvolva uma camada externa enrijecida. Esse processo ocorre durante um certo período de tempo e é ajudado pela exposição aos elementos atmosféricos. Pintar a massa assim que possível depois da instalação ajuda a retardar o processo de oxidação.

O que você precisa

  • Espátula de vidraceiro
  • Massa de vidro
  • Injetor de calor
  • Pontos de vidraceiro
  • Luva de borracha

Referências

Loading ...
Loading ...