Mais
×

Como renovar meu passaporte

A época de férias é um tempo propício para viagens ao exterior. Mas o que fazer quando o passaporte está vencido? Se antes esse processo era uma dor de cabeça, graças às pilhas de burocracia na Polícia Federal, hoje renovar o documento é uma prática simples e rápida. Isso porque se estiver vencido, o que ocorre a cada 5 anos desde sua expedição, ou com prazo de vencimento próximo, deve ser totalmente descartado e substituído por um novo. Sendo assim, o cidadão deve entrar em contato com a sede da Polícia Federal mais próxima para solicitar um novo documento.

Instruções

Para renovar o passaporte será necessário solicitar um novo documento (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)
  1. O primeiro passo para solicitar um novo passaporte é fazer o pedido e pagar a taxa devida. Para isso, entre no site oficial da Policia Federal (PF) e preencha o formulário eletrônico: www.dpf.gov.br>

  2. Depois disso, é hora de emitir, pelo próprio site, a Guia de Recolhimento da União – GRU. Em seguida, pague o valor correspondente em qualquer agência bancária e conserve o comprovante. Para o passaporte comum, a taxa é de R$ 156,07 que devem ser quitados em até 20 dias depois da emissão.

  3. No próprio sistema do site, você deve agendar uma data para comparecer pessoalmente ao posto da Polícia Federal mais próximo de sua residência. Fora das capitais, o agendamento deve ser feito pelo número de telefone 194.

  4. No dia agendado, vá ao posto de atendimento munido dos documentos originais e do boleto com a GRU já paga.

  5. Na hora marcada, um oficial da Polícia Federal vai colher suas impressões digitais e tirar uma fotografia no próprio local.

  6. Agora, basta aguardar ficar pronto, o que deve ocorrer em até seis dias úteis. Para retirar o documento, é preciso ir pessoalmente no mesmo posto da PF munido do documento de identidade. Então o novo passaporte está pronto para ser usado. Boa viagem.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article