Como reparar uma bomba d'água da Mercury Mariner

Escrito por ron doering | Traduzido por fellipe jardim
Como reparar uma bomba d'água da Mercury Mariner

A bomba d'água de um pequeno barco pode ser reparada facilmente

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os motores de popa Mercury Mariner são bem conhecidos tanto por velejadores profissionais quanto de lazer e têm uma merecida reputação de confiabilidade. Uma das poucas peças que se desgastam mesmo em uma popa com boa manutenção é a bomba d'água. Felizmente, é fácil ver quando a bomba não está mais funcionando e quase tão fácil consertá-la. Quando a água já não estiver sendo ejetada da abertura de saída da água de resfriamento, primeiro verifique se esta abertura ou a admissão na parte inferior do motor não está obstruída. Se estas estiverem livres, um novo rotor para a bomba provavelmente é necessário.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Conjunto de chaves com soquete métrico ou padrão norte-americano
  • Espátula de vidraceiro
  • Kit de substituição de bomba d'água

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Instruções

  1. 1

    Repare a bomba d'água com o motor dentro ou fora do barco. Se ele estiver dentro, o barco deverá estar fora da água e devidamente apoiado em um trailer ou suporte. Certifique-se que haja um espaço livre de 90 a 120 cm por baixo da parte inferior do motor de popa, para permitir que o eixo de acionamento seja solto durante a desmontagem. Se ele estiver fora do barco, o motor pode ser montado verticalmente em uma plataforma adequada ou ser colocado sobre sua parte de trás, em uma superfície plana.

  2. 2

    Solte os quatro parafusos que prendem o conjunto da caixa de engrenagens (que contém a hélice) da carcaça do eixo de acionamento. As cabeças destes parafusos serão encontradas apontando para baixo, entre a hélice e a pá ou aleta horizontal. Remova os parafusos completamente, então, puxe ou empurre a caixa de engrenagens até que ela se separe do restante do motor de popa. A caixa estará com o eixo de acionamento preso, assim, continue a levar o conjunto para baixo, até que o eixo seja liberado.

  3. 3

    Coloque a caixa de engrenagens na posição vertical - como quando o motor está funcionando normalmente - antes que o rotor seja extraído. Se você não fizer isso, o óleo na caixa de engrenagens vazará. A carcaça do rotor é geralmente de plástico e é mantida presa por quatro parafusos. Solte-os com uma chave de fenda apropriada e remova-os. Puxe a parte superior da carcaça para cima e retire o tubo de entrada. Agora, vire mais a carcaça e você verá o propulsor de borracha. Se o propulsor perdeu qualquer uma de suas pás, certifique-se que elas e quaisquer outras partes do rotor sejam removidas da carcaça do rotor.

  4. 4

    Solte o material da junta antiga do fundo da carcaça da bomba d'água que você removeu e da superfície sobre a qual foi montada, com uma faca para massa de vidraceiro. O kit de substituição da bomba d'água pode incluir até três juntas. Coloque-as conforme indicado nas instruções incluídas. Insira com cuidado o novo rotor na carcaça da bomba d'água. Haverá um revestimento de aço inoxidável que se encaixa na mesma. Volte a montar a carcaça da bomba d'água usando os quatro parafusos e aperte conforme as especificações do fabricante. Reconecte a mangueira de admissão d'água, empurrando-a sobre a vedação.

  5. 5

    Alinhe (de frente para trás) a haste de came, o eixo de acionamento e o tubo d'água da seguinte maneira: a haste de came imediatamente em frente da bomba d'água, o eixo de acionamento com o cárter e o tubo d'água com a parte superior do conjunto da bomba. Empurre a caixa de engrenagens sobre a carcaça do eixo motor, recoloque os quatro parafusos e aperte de acordo com as especificações do fabricante.

Dicas & Advertências

  • Antes de reinserir os parafusos, cubra os fios com uma camada de graxa pesada de qualidade marítima.

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