×
Loading ...

Como reparar caiaques de plástico

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Caiaques podem sofrer danos, ao bater em pedras, troncos de madeira ou objetos submersos. Pequenos arranhões e amassados são esperados e geralmente não precisam de atenção, já o dano que tenha comprometido a integridade da carcaça precisará ser soldado sobre a fenda, para ser consertado. O remendo nunca parecerá tão bom quanto um novo. Você pode reparar caiaques de plástico (polietileno), para que sejam à prova d'água e utilizáveis. Para tornar o remendo menos visível, combine a cor do material de reparo com a cor original do caiaque.

Instruções

Um caiaque de plástico danificado pode, geralmente, ser reparado, por isso é à prova d'água (kayak de mer image by Richard villalon from Fotolia.com)
  1. Lixe as bordas superior e interior da área danificada, usando a lixa e criando uma superfície áspera, para que se torne mais aderente.

    Loading...
  2. Coloque a broca na furadeira e faça buracos nas extremidades da área danificada, para que o remendo se fixe melhor nos principais pontos de estresse.

  3. Ligue a pistola de calor. Gentilmente, force a abertura da área danificada, usando o canto da betumadeira para atingir as arestas internas, caso precise. Esquente até que as arestas da área danificada, que serão de cor branca, voltarem à cor original do plástico que as envolve.

  4. Aqueça as superfícies externas, até que fiquem quentes e não consiga tocá-las, então aplique vapor ao remendo, até que ele comece a amolecer. Conforme o remendo começa a derreter, aplique-o na área danificada com ajuda da betumadeira. Cubra toda a área, aquecendo e adicionando mais remendo, caso precise. Permita que o reparo esfrie completamente.

  5. Prenda a lixa ao suporte e suavize a área. O plástico ficará branco, conforme for sendo lixado. Gentilmente, reaqueça a área com a pistola de calor, para deixá-lo da cor original novamente, se desejar.

Loading...

Dicas

  • Enquanto estiver remendando, mantenha a superfície do caiaque quente o suficiente para ser maleável, mas não tão quente, pois começará a derreter.

Aviso

  • Se aquecer o caiaque muito rapidamente, queimará o plástico.
  • Alguns caiaques que parecem ser feitos de plástico são, na verdade, compostos de fibra de vidro ou fibra de carbono e não podem ser reparados com solda de plástico.

O que você precisa

  • Furadeira
  • Broca de 3 mm
  • Lixa para superfícies ásperas
  • Suporte para lixa
  • Betumadeira
  • Pistola de calor
  • Pedaços de polietileno

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...