×
Loading ...

Como reparar os carrilhões em um relógio antigo para coincidir com as horas certas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quando um relógio carrilhão antigo fica fora de ritmo e os sinos tocam muito cedo ou muito tarde, há obviamente um problema, mas é algo que pode ser corrigido. O processo de reparação real de um relógio carrilhão antigo consiste em trazer o tempo à sincronização com as badaladas dos sinos em vez de com o tempo. Sincronizar a posição do relógio com as badaladas é um trabalho que pode ser feito em 15 minutos ou menos por um adulto com um mínimo de ferramentas e experiência em relógios.

Instruções

Quando um relógio carrilhão antigo fica fora de ritmo e os sinos tocam muito cedo ou muito tarde, há obviamente um problema (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Gire o ponteiro dos minutos com um movimento lento e suave até que o relógio comece a tocar e contar a hora. Pouco antes do sinal sonoro, um som metálico sonoro pode ser ouvido. Essa é a roda do aviso do carrilhão preparando o mecanismo para a ativação e é um som normal.

    Loading...
  2. Pare de mover o ponteiro dos minutos, logo que o mecanismo do carrilhão começar a se mover. Tome nota da posição do ponteiro dos minutos.

  3. Conte o número de batidas na hora. Se o ponteiro das horas tiver de ser deslocado para a hora em que foi contado pelo relógio, pode ser movido, colocando um dedo perto do centro do ponteiro das horas e movendo-o no sentido horário para a hora correta. O ponteiro das horas é encaixado por fricção sobre o eixo da hora que permite o movimento sem ter de remover a mão.

  4. Remova a porca de mão e o ponteiro dos minutos se os sinos antes ou depois do topo da hora. Se a porca estiver apertada, use os alicates para removê-la.

  5. Segure a bucha do centro do ponteiro dos minutos com os alicates e passe a mão na direção necessária para a correção do tempo.

  6. Reinstale o ponteiro dos minutos e aperte a porca de retenção com os dedos.

  7. Mova o ponteiro dos minutos lentamente no sentido horário para o topo da hora.

  8. Verifique a hora certa das batidas nos sinos.

Loading...

Dicas

  • Se um velho relógio usar um pêndulo para a operação, pare o pêndulo quando fizer os ajustes dos minutos. Comece o balanço do pêndulo depois de reinstalar o ponteiro dos minutos.

Aviso

  • Tome cuidado ao mover o ponteiro dos minutos enquanto segura a bucha do centro com alicate de bico fino. Alguns ponteiros são mais delicadamente construídos do que outros. Mova as mãos perto do centro para evitar danos.

O que você precisa

  • Alicates

Referências

Loading ...
Loading ...