Mais
×

Como reparar um casco fendido de uma vaca

Atualizado em 17 abril, 2017

Os cascos saudáveis são importantes para ter um gado saudável, enquanto que cascos fendidos são muito comuns e podem ser um problema de saúde, dependendo do tamanho e causa da rachadura. Além disso, as rachaduras podem indicar problemas na dieta alimentar da vaca, na composição genética ou saúde em geral. As fendas maiores precisam ser tratadas rapidamente para evitar complicações, como doenças ou a claudicação da vaca em estágios avançados. O reparo não é particularmente difícil e pode aumentar significantemente a saúde do animal, se feito corretamente.

Instruções

O cuidado adequado dos cascos é essencial à saúde da vaca (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Examine o casco. Caso o tecido em volta da fenda esteja vermelho, cheio de pus, duro, inchado e pareça dolorido, com uma gosma espessa ou líquido colorido ou possua um odor forte como queijo, leve o animal ao veterinário, pois esses são todos sinais de infecção. Apesar da vaca frequentemente poder se curar por conta própria, uma infecção grave pode levar a claudicação.

  2. Seque completamente o casco; um agente secador pode ser útil nessa etapa.

  3. Remova as substâncias estranhas da rachadura. Há inúmeras ferramentas para fazer isso: facas para casco, limas ou ferramentas para lixar e pequenas ferramentas rotativas. A mais adequada para a tarefa é aquela que é fácil de ser usada, mas não causa dor ou danos futuros ao animal. Garanta que a fenda esteja limpa e suave.

  4. Misture o acrílico para casco em um copo de papel ou plástico, de acordo com as instruções da embalagem.

  5. Preencha a fenda com o acrílico usando um palito de picolé ou alguma ferramenta descartável e pequena.

  6. Espere o acrílico secar, sendo que o tempo pode variar entre as marcas e a temperatura e umidade externa.

  7. Lixe o reparo com uma lima.

Dicas

  • Tente determinar a causa da rachadura, especialmente se muitas vacas tiverem os cascos fendidos. Frequentemente isso é um sinal de uma deficiência dietética, ou pode ser causado por outros problemas, como doenças.

O que você precisa

  • Faca para cascos
  • Lima
  • Ferramenta rotativa
  • Acrílico para casco
  • Copo plástico ou de papel
  • Palito de picolé
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article