×
Loading ...

Como reparar um ferro fundido sem usar solda

Atualizado em 19 junho, 2017

O ferro fundido é usado em muitas estruturas domésticas e industriais. Ele é de natureza frágil e poderá ser suscetível a rachaduras e quebras. As grandes variações de temperatura, gradientes térmicos e choques físicos, como simples quedas, poderão causar rachaduras. O ferro fundido poderá ser reparado usando técnicas de soldagem, mas isso é difícil e poderá causar mais danos. A brasagem, uma técnica que utiliza menos calor do que a soldagem, é muitas vezes usada para reparar fissuras em peças de ferro fundido.

Instruções

Aprenda a reparar ferro funcido (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Escolha um fio de solda. Um fio de solda é escolhido com base na aplicação da peça de ferro fundido. Eles são usados para soldar ferro fundido e geralmente são feitos de níquel ou latão. Alguns fabricantes usam fios de solda que contêm fluxo, enquanto outros preferem usar um fluxo separado durante o processo de brasagem.

    Loading...
  2. Prepare a superfície da fenda. A rachadura na parte de ferro fundido tem de ser limpa e preparada antes de brasagem, a fim de remover as impurezas e óxidos superficiais. A fenda deverá ser moída usando um moinho, para formar uma seção transversal em forma de U. Isso permitirá que o material de brasagem flua totalmente na fenda, evitando concentrações de tensão.

  3. Após a moagem, escove a área do terreno, utilizando uma escova de aço inoxidável. Esta etapa irá remover todas as partículas que sobraram do processo de moagem.

  4. Aqueça a parte de ferro fundido. Se você usar o maçarico de brasagem em uma parte fria, quebrará e deformará ainda mais o ferro, por isso, use uma fonte de calor, como uma churrasqueira a gás, um queimador ou um forno, a fim de aquecer lentamente a parte de ferro fundido.

  5. Coloque a peça de ferro fundido em uma superfície de trabalho e prepare-a, se necessário. Algumas partes grandes poderão requerer aquecimento durante o procedimento, especialmente se a fenda for grande e o processo de brasagem for longo. A utilização de um aquecedor externo manterá a temperatura da peça.

  6. Use um maçarico de brasagem para aquecer as superfícies da fenda até ficarem vermelho brilhante. Encoste o fio de solda na superfície da fenda: a temperatura da superfície deverá estar suficientemente quente para fazer com que o fio de solda derreta na fenda. Use o maçarico para manter a temperatura do local, enquanto avança com a fenda.

  7. Coloque a parte reparada em um recipiente de areia e cubra completamente a parte com a areia. Depois da brasagem, as peças de ferro fundido reparados deverão resfriar muito lentamente. Se uma peça for deixada ao ar livre para resfriar, ela poderá rachar. Deixe a parte na areia por pelo menos um dia, ainda mais se a peça for grande.

Loading...

Aviso

  • Use sempre equipamento de proteção quando for fazer brasagem ou soldagem, incluindo luvas, macacão e proteção para os olhos.

O que você precisa

  • Fio de solda
  • Amolador
  • Escova de aço inoxidável
  • Maçarico de brasagem
  • Fluxo para solda (caso o fio de solda não contenha)
  • Fonte de calor
  • Recipiente de areia

Referências

Loading ...
Loading ...