×
Loading ...

Como reparar fissuras em pranchas de surfe

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Surfe é um passatempo apreciado em muitas zonas costeiras em todo o mundo. Da costa norte do Havaí até as praias da Austrália, este esporte pode ser uma aventura cheia de adrenalina, e também uma forma descontraída de passar um dia tranquilo praticando surfe. Ao longo do tempo, pranchas apresentam rachaduras e amassados no revestimento de fibra de vidro. Isto ocorre principalmente devido ao impacto com outras pranchas de surfe ou com rochas e coral imprevistos. Pranchas de surfe podem ser reparadas usando algumas ferramentas especiais.

Instruções

Pranchas de surfe podem ser facilmente reparadas com o equipamento certo (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Apoie a prancha em um par de cavaletes ou em uma bancada. Certifique-se de que o lado com o estrago esteja voltado para cima.

    Loading...
  2. Corte um círculo ao redor da rachadura na fibra de vidro usando uma faca. Certifique-se de não cortar tanto que alcance a espuma. Retire a fibra de vidro.

  3. Lixe a área danificada utilizando uma lixa de grão médio para parede ou uma lixadeira tambor. Um pouco de lixamento é suficiente. O lixamento é feito apenas para que a área áspera permita que a fibra de vidro grude melhor. Assopre ou escove o material lixado.

  4. Corte um pedaço de remendo de fibra de vidro que caiba na área danificada com mais 2,5 cm para todos os lados. Normalmente, se o amassado ou rachadura for mais profundo do que 3,17 mm, você vai precisar de duas camadas de remendo de fibra de vidro.

  5. Misture a sua solução reparadora de fibra de vidro. Como todos estes produtos variam, consulte as instruções de mistura da marca específica que estará utilizando.

  6. Esfregue uma leve camada da mistura sobre a área preparada. Espalhe uniformemente sobre a área danificada.

  7. Separe um remendo da fibra de vidro para a área danificada e pressione firmemente para ajudar a fixar o remendo. Deixe que o remendo ou remendos impregne. Quando o remendo não estiver mais em branco brilhante, estará completamente impregnado.

  8. Aplique fita crepe para pintura sobre o remendo e a mistura. Arraste a fita com força e alise-a com a mão plana para se livrar de todas as bolhas de ar. Deixe a mistura agir por 12 horas, em seguida, retire a fita.

  9. Lixe a área fixada com lixa grossa para dar forma à área danificada para que fique proporcional ao resto da prancha.

  10. Aplique uma segunda camada de mistura na área danificada. Cubra novamente com uma nova fita crepe para pintura. Deixe que atue por 12 horas. Retire a fita crepe. Lixe a área com uma lixa fina para suavizar a área e torná-la como o resto da prancha. Polir com um tampão macio deixará a área mais brilhosa.

Loading...

Dicas

  • Kits de reparo de prancha estão disponíveis para venda. Estes kits normalmente vêm equipados com tudo o que você precisa para reparar rachaduras e amassados em pranchas.

Aviso

  • Tenha muito cuidado ao misturar a solução de fibra de vidro. Mantenha longe do calor ou chama. Só misture e aplique a solução em uma área bem ventilada.

O que você precisa

  • Cavaletes ou bancada
  • Lixa (de grão grosso, médio e de grão fino)
  • Faca
  • Remendo para fibra de vidro
  • Solução reparadora para fibra de vidro
  • Fita crepe para pintura
  • Tampão macio

Referências

Loading ...
Loading ...