×
Loading ...

Como reparar uma jangada de PVC

Atualizado em 19 julho, 2017

Então, sua jangada de PVC ou barco tem um vazamento, qual a novidade? O método usado para reparar variará se vazamento for proveniente de um furo ou de outro tipo de dano, de acordo com as NRs do fornecedor (ver referência 1). Existem diversos produtos reconhecidos para a reparação de PVC, incluindo adesivo Clifton de uretano e STABOND (ambos para rasgos), bem como FlexSeal, que é projetada para selar pequenos buracos.

Instruções

Com os produtos certos, o reparo em PVC é simples e rápido (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Reparos com adesivo Clifton

  1. Corte um pedaço redondo de gume que se estenderá pelo menos cinco centímetros ao redor da área afetada. Coloque o remendo sobre o rasgo e contorne-o com o lápis. Com a lixa, lustre toda a superfície que será colada, tendo cuidado em usar um leve toque -- não há necessidade de fazer mais do que tirar o brilho do material. Depois do desbaste, limpe a superfície com limpador de PVC usando a toalha que não solta fiapos e deixe secar.

    Loading...
  2. Usando a escova fornecida na tampa do adesivo, coloque uma camada de cola sobre superfície e espere de três a cinco minutos. Alinhe o remendo e aplique-o ao material do barco, tendo o cuidado de cobrir a área que você contornou com o lápis.

  3. Use o rolo para aplicar pressão na área que está a sendo colada. Passe-o em todas as direções, tomando o cuidado de alcançar toda a área colada. Sempre role do centro para as bordas do remendo.

  4. Limpe a área remendada utilizando o limpador de PVC e a toalha, limpando o excesso de cola. Deixe curar por 24 horas.

    Reparos com Stabond

  1. Consulte o Passo 1, acima.

  2. Misture o acelerador com a cola, em uma proporção de um para dez, no recipiente com tampa. Aplique uma fina demão em toda a superfície. Espere de 10 a 30 minutos e teste (através das luvas) o início de um efeito adesivo, em seguida, aplique uma segunda demão, também fina e espere até que não haja umidade visível, entre cinco a dez minutos.

  3. Aplique a correção e siga as instruções das etapas 3 e 4, acima, mas não use o limpador de PVC, apenas limpe o excesso de cola com a toalha.

    Reparo de vazamento Pinhole com Flexseal

  1. Em uma área de trabalho bem ventilada, a uma temperatura de pelo menos 15 graus Celsius, prepare a sua jangada, certificando-se de que o seu interior esteja completamente seco.

  2. Em um recipiente, derrame e misture quantidades iguais dos dois líquidos contidos no kit. Retire a válvula de enchimento e, usando um funil, derrame quantidade necessária de Flexseal. Tenha cuidado se sua jangada tiver uma válvula de PVC, pois se o produto se ligar a ela em excesso, poderá arruiná-la.

  3. Devolva a válvula para o seu lugar e aplique o tubo que você está trabalhando. Com embalo e movimento circulares espalhe o selante na área do vazamento. Esvazie o tubo e sove a área afetada.

  4. Aplique metade do tubo e permita que o reparador cure por 24 horas. Substitua o ar no interior do tubo periodicamente para esgotar o solvente. Nunca deixe as paredes do tubo encostadas durante este tempo.

Loading...

Dicas

  • Tenha cuidado quando você carregar uma balsa que tenha sido reparada. Certifique-se de que a cola esteja completamente seca antes de tentar isso.
  • A aplicação de um protetor, como o "303", entre os usos, pode ajudar a evitar que sua jangada sofra mais danos.

Aviso

  • Todos estes produtos são altamente tóxicos, e cuidados devem ser tomados quando se trabalha com eles -- use proteção adequada como óculos, luvas e respiradores resistentes a produtos químicos para evitar ferimentos graves.

O que você precisa

  • Adesivo (seja STABOND com acelerador ou Clifton)
  • Luvas
  • Respirador do tipo fumo orgânico
  • Óculos de proteção
  • Lápis
  • Toalha que não solte fiapos
  • Lixa 180
  • Limpador de PVC
  • Material adesivo de PVC
  • Rolo ou rolo grosso
  • Recipiente com tampa (opcional)
  • Escova de aplicação (opcional)
  • Funil (opcional)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...