Passatempos

Como reparar um mangote de freio de borracha

Escrito por robert bayly | Traduzido por eduardo gama
Como reparar um mangote de freio de borracha

Um mangote defeituoso pode vazar fluido e diminuir a capacidade de frenagem do veículo

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

O sistema de freios de carros e caminhões utiliza mangotes de borracha que aguentam altas pressões e são presas a dois encaixes, um de cada lado. Um dos encaixes vai na linha conectada ao cilindro-mestre do freio. O outro é conectado à pinça do freio dianteiro. A mangueira de borracha permite virar a rodas de um lado para o outro. Devido à grande pressão envolvida nessas conexões, um mangote defeituoso precisa ser substituído por completo. Você pode fazer esse trabalho em casa com a ajuda de um assistente.

Nível de Dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Macaco
  • Cavaletes
  • Bacia para drenagem de óleo
  • Jogo de chaves
  • Tampa de borracha
  • Chave de fenda
  • Mangote novo
  • Assistente
  • Kit de sangria de freio
  • Fluido de freio

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Estacione o veículo em uma superfície plana e pavimentada. Puxe o freio de mão.

  2. 2

    Afrouxe os parafusos da roda que está com o mangote defeituoso. Levante o veículo com o macaco e coloque o cavalete neste lado. Remova os parafusos da roda. Coloque a bacia para drenar o óleo abaixo da pinça de freio.

  3. 3

    Desconecte a linha de metal de freio da linha de borracha. Você vai precisar de uma chave para segurar uma parte e uma chave para desconectar a linha de metal. Conecte a tampa de borracha no final da linha de metal para evitar vazamento de fluido de freio (a tampa pode ser comprada em uma autopeças). Existe uma peça em forma de "U" que desliza dentro do encaixe de metal da linha de borracha e a mantém presa ao suporte. Utilize uma chave de fenda para soltar esse conector. Remova a ponta de metal do mangote do suporte.

  4. 4

    Utilize a chave para soltar a outra ponta de metal do mangote da pinça de freio. Existem dois tipos de encaixe que você pode encontrar. Um é uma linha de metal, igual à linha que você acabou de desconectar na outra ponta. A outra é um "conector banjo". Nesse conector, a ponta do mangote que está na pinça está parafusada a um bloco quadrado de metal com um parafuso que a atravessa. Desparafuse a linha ou o parafuso. Note que o parafuso do banjo tem uma arruela. Remova a linha de freio antiga.

  5. 5

    Instale o novo mangote na pinça. Ou parafuse a linha direto na pinça ou coloque o bloco do banjo na pinça e instale a arruela e os parafusos. Aperte bem.

  6. 6

    Conecte a outra ponta do mangote no suporte e empurre o grampo no encaixe de metal. É um encaixe apertado, logo, empurre com força. Passe a linha de freio nova pelo novo mangote com as mãos. Quando ela estiver presa ao novo mangote, termine prendendo a parte de metal da mangueira com uma chave e aperte a linha de metal com a outra chave.

  7. 7

    Abra o reservatório do cilindro-mestre de freio e complete com fluido. Encontre o parafuso de sangria na pinça onde você substituiu o mangote. Afrouxe o parafuso, mas não o deixe aberto. Conecte o kit de sangria à pinça. O kit possui uma mangueira de plástico e uma garrafa de plástico transparentes. Complete a garrafa com cerca de um terço de fluido de freio. Certifique-se de que a ponta da mangueira esteja dentro do fluido da garrafa. Prenda a outra extremidade da mangueira ao parafuso de sangria.

  8. 8

    Diga a seu assistente que bombeie o pedal de freio várias vezes. Faça-o pisar até o final do curso do pedal até que você diga para deixá-lo para cima. Abra o parafuso de sangria. Fluido e ar serão derramados na garrafa. Feche o parafuso de sangria e diga para o assistente soltar o pedal. Verifique o nível de fluido no reservatório do cilindro-mestre. Complete, se necessário. Repita o procedimento até que não haja mais ar saindo da pinça. Feche e aperte o parafuso de sangria. Remova a mangueira da pinça.

  9. 9

    Recoloque a roda e os parafusos. Aperte os parafusos. Levante o veículo e remova os cavaletes. Abaixe o veículo e termine de apertar os parafusos de roda.

Dicas & Advertências

  • Fluido de freio é irritante para a pele e é um solvente. Lave bem qualquer parte exposta ou superfície suja utilizando água e sabão.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media