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Como reparar um motor de popa que caiu no mar

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

É triste, quase uma tragédia. Isso acontece com alguém todos os anos e leva ao momento mais embaraçoso na vida de um velejador: ser rebocado porque perdeu o motor de popa no mar. Você pode pensar que a perda de um motor é o fim do mundo, que a ferrugem irá se tornar um problema e que uma viagem à loja do revendedor será uma necessidade. Felizmente não é assim, se o motor foi retirado rapidamente da água e voltou à terra firme com você.

Instruções

Uma simples corrente evita a perda de um motor no mar (toy outboard motor image by pearlguy from Fotolia.com)
  1. Deixe o motor imerso na água, o máximo possível, até que você possa começar os reparos, mesmo que você tenha que rebocar o motor até costa debaixo da água. Uma vez que um motor submerso é exposto à atmosfera, a corrosão se inicia, ou seja, você deve começar a limpeza e manutenção do motor dentro de duas a três horas.

  2. Conecte uma lavadora de alta pressão em uma das torneiras de água em sua casa. Se houver sal ou cascalho presente no interior da tampa do motor, comece a desmontar o bloco dele.

  3. Fixe as etiquetas pré-cabeadas nas velas de ignição. Segure a tampa da vela de ignição, e não o fio, e gire a tampa enquanto você estiver puxando para liberar a tampa do plugue. Use uma chave de velas para remover as velas de ignição.

  4. Solte as braçadeiras que mantêm as linhas de combustível no lugar e puxe a linha solta. Escorra o combustível em um recipiente aprovado para gasolina, mergulhe-as em água e sabão e deixe secar completamente. Substitua os filtros de combustível.

  5. Monte o motor de cabeça para baixo e horizontalmente em uma carcaça, permitindo que a água escorra dos orifícios das velas de ignição. Borrife o óleo de nebulização nos orifícios das velas de ignição e gire lentamente o volante cerca de 20 vezes até que toda a água seja forçada a sair.

  6. Enquanto você vira o volante, sinta se há alguma alteração que poderia indicar danos internos. Isso pode acontecer se o motor estava submerso enquanto você o ligou ou se ele caiu ao mar ainda em execução, e requer atenção de um especialista.

  7. Desmonte o carburador e seque as partes, substituindo-as a partir de um kit de reconstrução de carburador, conforme necessário. Ligue o motor na posição vertical e verifique o óleo da unidade inferior, usando uma colher de chá e verificando se ele está com uma aparência leitosa. Escorra o óleo do cárter do motor e inspecione-o para a mesma aparência leitosa.

  8. Troque o filtro de óleo; se o cárter foi contaminado com água, remova o bujão de drenagem do bloco do motor e despeje dois litros de óleo de motor para o cárter. Deixe o óleo escorrer completamente antes de encher o cárter com óleo novo e instale um novo transmissor de óleo na unidade inferior.

  9. Remova todos os componentes elétricos para a limpeza e pulverize os conectores com produtos de limpeza próprios para remover graxa. Aplique uma graxa dielétrica nos conectores e substitua a fiação antes de fazer qualquer conexão, para evitar a corrosão.

  10. Desligue a água, tire o pulverizador de alta pressão da mangueira do jardim e coloque o dispositivo de lavagem no motor. Monte o motor de volta e instale novas velas de ignição.

  11. Coloque o dispositivo de lavagem sobre as entradas de água de resfriamento e ligue a água com força total. Inicie o motor e permita que ele fique ligado por meia-hora antes de pará-lo e verificar o óleo na unidade inferior e no cárter. Se não houver evidências de água, agradeça a sua estrela da sorte.

Dicas

  • A melhor maneira de evitar a perda do motor é garantir que a corrente de segurança do motor está presa ao barco.

O que você precisa

  • Mangueira
  • Lavadora de alta pressão
  • Etiquetas
  • Chave para a vela de ignição
  • Recipiente para gasolina
  • Sabão
  • Água
  • Filtro de combustível
  • Carcaça de motor
  • Óleo de nebulização
  • Kit para reconstruir o carburador
  • Filtro de óleo
  • Óleo do cárter
  • Óleo para a engrenagem da unidade inferior
  • Pasta limpa graxa
  • Graxa dielétrica
  • Fiação
  • Peça de enxágue
  • Velas de ignição
  • Graxa pesada
  • Arma de graxa
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