Como reparar um motor de popa que caiu no mar

Escrito por will charpentier | Traduzido por tamara loebe
Como reparar um motor de popa que caiu no mar
Uma simples corrente evita a perda de um motor no mar (toy outboard motor image by pearlguy from Fotolia.com)

É triste, quase uma tragédia. Isso acontece com alguém todos os anos e leva ao momento mais embaraçoso na vida de um velejador: ser rebocado porque perdeu o motor de popa no mar. Você pode pensar que a perda de um motor é o fim do mundo, que a ferrugem irá se tornar um problema e que uma viagem à loja do revendedor será uma necessidade. Felizmente não é assim, se o motor foi retirado rapidamente da água e voltou à terra firme com você.

Instruções

  1. 1

    Deixe o motor imerso na água, o máximo possível, até que você possa começar os reparos, mesmo que você tenha que rebocar o motor até costa debaixo da água. Uma vez que um motor submerso é exposto à atmosfera, a corrosão se inicia, ou seja, você deve começar a limpeza e manutenção do motor dentro de duas a três horas.

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    Conecte uma lavadora de alta pressão em uma das torneiras de água em sua casa. Se houver sal ou cascalho presente no interior da tampa do motor, comece a desmontar o bloco dele.

  3. 3

    Fixe as etiquetas pré-cabeadas nas velas de ignição. Segure a tampa da vela de ignição, e não o fio, e gire a tampa enquanto você estiver puxando para liberar a tampa do plugue. Use uma chave de velas para remover as velas de ignição.

  4. 4

    Solte as braçadeiras que mantêm as linhas de combustível no lugar e puxe a linha solta. Escorra o combustível em um recipiente aprovado para gasolina, mergulhe-as em água e sabão e deixe secar completamente. Substitua os filtros de combustível.

  5. 5

    Monte o motor de cabeça para baixo e horizontalmente em uma carcaça, permitindo que a água escorra dos orifícios das velas de ignição. Borrife o óleo de nebulização nos orifícios das velas de ignição e gire lentamente o volante cerca de 20 vezes até que toda a água seja forçada a sair.

  6. 6

    Enquanto você vira o volante, sinta se há alguma alteração que poderia indicar danos internos. Isso pode acontecer se o motor estava submerso enquanto você o ligou ou se ele caiu ao mar ainda em execução, e requer atenção de um especialista.

  7. 7

    Desmonte o carburador e seque as partes, substituindo-as a partir de um kit de reconstrução de carburador, conforme necessário. Ligue o motor na posição vertical e verifique o óleo da unidade inferior, usando uma colher de chá e verificando se ele está com uma aparência leitosa. Escorra o óleo do cárter do motor e inspecione-o para a mesma aparência leitosa.

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    Troque o filtro de óleo; se o cárter foi contaminado com água, remova o bujão de drenagem do bloco do motor e despeje dois litros de óleo de motor para o cárter. Deixe o óleo escorrer completamente antes de encher o cárter com óleo novo e instale um novo transmissor de óleo na unidade inferior.

  9. 9

    Remova todos os componentes elétricos para a limpeza e pulverize os conectores com produtos de limpeza próprios para remover graxa. Aplique uma graxa dielétrica nos conectores e substitua a fiação antes de fazer qualquer conexão, para evitar a corrosão.

  10. 10

    Desligue a água, tire o pulverizador de alta pressão da mangueira do jardim e coloque o dispositivo de lavagem no motor. Monte o motor de volta e instale novas velas de ignição.

  11. 11

    Coloque o dispositivo de lavagem sobre as entradas de água de resfriamento e ligue a água com força total. Inicie o motor e permita que ele fique ligado por meia-hora antes de pará-lo e verificar o óleo na unidade inferior e no cárter. Se não houver evidências de água, agradeça a sua estrela da sorte.

Dicas & Advertências

  • A melhor maneira de evitar a perda do motor é garantir que a corrente de segurança do motor está presa ao barco.

O que você precisa?

  • Mangueira
  • Lavadora de alta pressão
  • Etiquetas
  • Chave para a vela de ignição
  • Recipiente para gasolina
  • Sabão
  • Água
  • Filtro de combustível
  • Carcaça de motor
  • Óleo de nebulização
  • Kit para reconstruir o carburador
  • Filtro de óleo
  • Óleo do cárter
  • Óleo para a engrenagem da unidade inferior
  • Pasta limpa graxa
  • Graxa dielétrica
  • Fiação
  • Peça de enxágue
  • Velas de ignição
  • Graxa pesada
  • Arma de graxa

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