Como reparar painéis de lataria enferrujados

Escrito por russell wood | Traduzido por lucas de barros
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Como reparar painéis de lataria enferrujados
Os painéis ou as saias laterais estão mais sujeitos à oxidação e consequente formação de ferrugem (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Quando o carro começa a enferrujar, ele está literalmente sendo "comido vivo" e, se a coisa ficar feia mesmo, os painéis precisam ser substituídos. Uma área comum de encontrar ferrugem é nas saias laterais, devido à proximidade com o solo e, portanto, danos da água e de sais. O conserto de uma lataria enferrujada envolve a remoção do metal corroído e a substituição por uma nova chapa metálica, geralmente disponível em oficinas especializadas.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Saia lateral substituta
  • Marcador permanente
  • Compressor de ar e mangueira
  • Lixadeira pneumática com roda de corte de metal
  • Lixadeira pneumática com disco de lixa de grão 80
  • Alicate de pressão
  • Soldador MIG

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Instruções

  1. 1

    Abra a porta do veículo e coloque a chapa substituta sobre a saia lateral oxidada. Ela deve caber sobre a já existente, mas não perfeitamente, pois foi projetada para substituí-la. Marque as bordas da saia substituta na chapa de metal, usando o marcador permanente.

  2. 2

    Retire a saia substituta e corte a enferrujada usando a lixadeira com o acessório de roda de corte. Certifique-se de cortar para dentro das linhas, pois é mais fácil cortar as chapas do que substituí-las.

  3. 3

    Lixe as bordas de ambas as chapas de substituição e a de suporte usando a lixadeira com o disco de lixa de grão 80, de modo que ambas as superfícies fiquem sem pintura. Isso renderá uma superfície de solda sólida em ambos os lados.

  4. 4

    Coloque a chapa substituta dentro do buraco da saia, alinhando-o em todos os lados. Isso pode ser difícil, dependendo do tamanho da saia, por isso, se precisar, prenda a chapa ao veículo utilizando os alicates de pressão.

  5. 5

    Solde o perímetro do painel da saia substituta ao veículo utilizando a solda MIG. Faça pontos de solda rápidos e curtos, segurando o gatilho por não mais de um segundo por vez. Ao fazer pontos de solda em torno do perímetro da saia de substituição, minimizará qualquer deformação que poderia decorrer a partir do calor do soldador. Certifique-se de mover os pontos de solda em torno do painel com frequência para minimizar o calor.

  6. 6

    Lixe as soldas usando o disco de grão 80 e certifique-se que elas estão alinhadas à superfície. O painel está reparado agora.

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