×
Loading ...

Como reparar tintura descascada em portas

Atualizado em 23 março, 2017

Um dos pontos negativos de pintar portas é que, com o tempo, a tintura começa a se desprender e descascar. Esse efeito pode acontecer por conta de má qualidade da tinta, ausência de primer, e, muitas vezes, umidade do ar. O preparo adequado e a escolha os produtos utilizados na pintura são cuidados importantes para o sucesso na recuperação da porta. A repintura é a única forma eficaz de restaurar a pintura.

Instruções

Portas pintadas têm um visual legal, mas muitas vezes descascam com o passar do tempo (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Remova a tintura antiga com uma espátula e lixe a porta com uma lixadeira, prestando especial atenção as áreas que estavam descascando. Deixe a superfície o mais liso possível, mesmo se isso implicar lixar toda a camada antiga de tinta. Muitas vezes a pintura se desprende porque uma camada inferior de tinta/primer não penetrou adequadamente na superfície.

    Loading...
  2. Use um pano úmido, do tipo que não solta pelos, para remover o pó e sujeiras da porta. Em alguns casos, a tinta pode descascar pela ausência de uma limpeza ideal da superfície antes da pintura. Deixe secar bem por, pelo menos, uma hora.

  3. Passe uma camada de primer na porta cuidadosamente. Use um produto especialmente desenvolvido para o material da porta. Por exemplo, se ela for de metal, use um primer específico para metais. Capriche, passando das extremidades para o centro. Espere algumas horas para o produto secar.

  4. Passe uma camada da tinta escolhida. Escolher o tipo certo é o segredo. Use uma tinta acrílica para portas de metal. O acrílico (ou látex) também é resistente em materiais como madeira, gesso e outros. Espere de quatro a seis horas para que a primeira camada seque, aplique a segunda e espere por, pelo menos, um dia, antes de utilizar a porta.

Loading...

Dicas

  • Caso se sinta mais confortável trabalhando em uma superfície plana vertical, remova as dobradiças. Retire os pinos, desencaixe a porta e apoie-a em uma superfície protegida.

O que você precisa

  • Espátula para remoção de tintura
  • Lixa e lixadeira
  • Pano que não solte pelos
  • Primer e tinta (de preferência látex)
  • Pincéis

Referências

Loading ...
Loading ...