Como fazer um reparo em barco de fibra de vidro

Escrito por tami parrington | Traduzido por rafaela pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer um reparo em barco de fibra de vidro
Barcos de fibra de vidro (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Saber como reparar fibra de vidro pode tornar possível a compra de um barco de baixo custo, restaurá-lo ao seu esplendor original, e assim ter um barco mais caro do que você poderia pagar se fosse de outra maneira. Ao trabalhar com fibra de vidro pela primeira vez, você pode se deparar com problemas surpreendentes. Portanto, saber o que esperar fará o projeto do barco mais agradável. A fibra de vidro é fácil de fazer, e qualquer um consegue. Pequenas reparações levam apenas algumas horas, e fazem uma grande diferença na aparência.

Outras pessoas estão lendo

Primeiro pratique

A reparação de pequenas áreas de fibra de vidro é fácil de ser feita rapidamente. Mas se você tiver uma seção maior para trabalhar, pratique em uma pequena parte primeiro para saber como os materiais reagirão.

Proteção da pele

Use camisas de mangas compridas e calças quando estiver trabalhando com fibra de vidro. As fibras pequenas causam irritação na pele e é difícil se livrar delas. Aplique um pouco de talco nas mãos e pulsos, onde a manga acaba, para as fibras não conseguirem entrar na sua pele. Com o talco você não precisará usar luvas, facilitando o manuseio dos materiais de trabalho. O talco preenche os poros e mantém a pele segura. Use talco industrial em vez de farmacêutico, porque o produto químico do perfume do talco reage com a fibra de vidro e com o gel de revestimento .

Não esfregue as fibras que estiverem sobre a sua pele. Apesar de causarem coceira, esfregá-las ou coçá-las só irá incorporá-las mais profundamente na pele. Derrame água corrente e fria sobre a área para retirar as fibras. Em seguida tome um banho quente para abrir os poros e se livrar de todas as fibras que tenham ficado embutidas.

Sempre use óculos de proteção para manter as fibras longe de seus olhos. Você deve usar uma máscara de pó quando moer ou lixar qualquer material de fibra de vidro para não inalar as fibras para os pulmões. Trabalhe em uma área bem ventilada.

Vida útil

Use escovas cada vez que trabalhar e jogue-as fora. A fibra de vidro endurece as cerdas, portanto para projetos futuros é impossível reutilizar a escova. Use roupas velhas que você não se importará de jogar fora depois de trabalhar com fibra de vidro, pois com a poeira desse material não dá para lavar a roupa depois.

Reparos

Os pequenos cortes e ranhuras no revestimento de gel são fáceis de lustrar; passe a cera novamente na área e o barco ficará brilhante. Corte fora cortes profundos, rachaduras ou fissuras na camada de fibra de vidro. As grandes rachaduras podem exigir reparos profissionais para garantir que a integridade estrutural permaneça intacta. Para rachaduras menores, aplique revestimento de gel e deixe secar completamente. Em seguida, aplique camadas de fibra de vidro cortadas para o tamanho da área a ser reparada. Revista com resina e deixe endurecer. Repita o processo até que as camadas estejam tão espessas quanto a camada de fibra de vidro original. Use uma lixa úmida para lustrar a borda do reparo do lado de fora do revestimento de gel. Encere e lustre para finalizar e dar brilho.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível