Casa

Reparo caseiro: como remover o cartucho de uma torneira de chuveiro com alavanca única

Escrito por jackie lohrey | Traduzido por luana ribeiro
Reparo caseiro: como remover o cartucho de uma torneira de chuveiro com alavanca única

Saiba como retirar o cartucho da torneira do chuveiro

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Chuveiros com torneiras de alavanca única que utilizam um sistema de cartucho tornam seu processo de remoção e substituição bem simples. O cartucho independente substitui a típica combinação de selo e mola do sistema de válvula redonda, que também pode ser encontrado em algumas torneiras desse tipo. Apesar desses cartuchos possuírem uma vida útil muito longa, eles não são imunes aos desgastes e danos. Se a alavanca da torneira não se fechar, ou se houver gotejamentos e vazamentos, pode ser necessário removê-lo para fazer a limpeza ou sua substituição.

Outras pessoas estão lendo

Considerações

Um cartucho de registro do chuveiro defeituoso nem sempre precisa de substituição. Depósitos de água com excesso de minerais e sujeiras ou detritos podem obstruir o cartucho e afetar seu desempenho. Após removê-lo, mergulhe-o em uma solução de 50% de vinagre por algumas horas e veja se o problema foi resolvido. Depois da limpeza, ou depois de comprar um novo cartucho, esfregue uma pequena quantia de graxa de encanador no cartucho para lubrificá-lo e obter um desempenho melhor, além de tornar a próxima remoção mais fácil. Para instalar o cartucho limpo ou novo, instale-o recolocando a trava ou porca de retenção, e em seguida, recoloque a placa de cobertura e a alavanca da torneira. Antes de sair correndo para comprar um cartucho de substituição para o registro, verifique a garantia da torneira do chuveiro. Algumas empresas, como a Moen Company, oferecem cartuchos de substituição gratuitos. Se você não possuir mais o manual de proprietário da torneira, ligue para o departamento de atendimento ao cliente do fabricante. Ao abrir novamente o fornecimento de água depois de remover o cartucho, seja cuidadoso e pressurize novamente as linhas de água de modo lento para evitar danos nas tubulações. Para fazer isso, abra as torneiras da cozinha e da pia do banheiro para só depois abrir lentamente a torneira do chuveiro. Deixe a água fluindo por alguns minutos, e em seguida feche a torneira da cozinha e do banheiro e abra a torneira do chuveiro.

Processo de remoção

Feche o fornecimento de água antes de iniciar qualquer trabalho, e seja cuidadoso ao abri-lo novamente. Como a localização da maioria das válvulas é atrás da parede, a melhor ideia é fechar o fornecimento de água no registro principal. Depois que estiver fechado, abra a torneira e deixe a água remanescente ser drenada até que as linhas estejam secas. O acesso ao cartucho do registro do chuveiro necessita da remoção da alavanca e da placa de cobertura da torneira. Localize e remova o parafuso de fixação em sua alavanca (debaixo de uma tampa plástica ou logo atrás da alavanca). Remova os parafusos de fixação que prendem a placa de cobertura, e em seguida puxe e retire a alavanca e a placa da parede. Se essas peças não saírem com um leve puxão, aplique um pouco de ar quente com um secador de cabelo para afrouxá-las. O cartucho do registro do chuveiro possui uma trava ou porca de retenção que o prende no local instalado. Utilize uma chave de fenda de ponta plana como alavanca para retirar a trava e use uma chave de boca para afrouxar a porca. Segure e puxe a haste do cartucho para removê-lo. Se ele estiver velho ou coberto com depósitos de minerais, você pode precisar de uma ferramenta de remoção específica para retirá-lo. Verifique no site do fabricante ou em alguma loja de materiais para casa para encontrar um puxador compatível com seu cartucho.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media