Reparo em vazamento de ar-condicionado automotivo

Escrito por chris stevenson | Traduzido por mariana dsp
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Reparo em vazamento de ar-condicionado automotivo
Usar um detector eletrônico de vazamento pode rapidamente apontar onde há um problema de vazamento no seu sistema de ar-condicionado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Se o ar-condicionado do seu veículo deixou de emitir ar gelado, o prognóstico mais provável é de falta de Freon ou líquido de refrigeração. Normalmente, os veículos perdem esse líquido nas junções entre mangueiras, através de poros criados em mangueiras velhas ou gastas, em junções do engate e por má vedação. Quando o nível do líquido ficar abaixo de um determinado nível, o gás não é processado o bastante pelo sistema de ar-condicionado e o ar expelido pelas saídas será normal ou quente. Há muitas opções de reparo que você mesmo pode fazer para resolver problemas mais comuns relacionados a vazamentos no AC.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Manual de serviços
  • Detector eletrônico de vazamento
  • Mangueiras de AC (se aplicável)
  • Dispositivos de AC
  • Sistema de recuperação de AC
  • Jogo de soquetes
  • Chave de roquete
  • Chave inglesa

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Instruções

  1. 1

    Deixe o veículo desligado ou em ponto morto e puxe o freio de mão. Levante o capô. Procure alguma substância parecida com óleo, que seja grudenta ao toque, nas mangueiras do AC. Verifique tanto as mangueiras de baixo, quanto as de cima. Verifique o manual de proprietário de seu veículo para localizá-las. A mangueira de baixo, normalmente, será marcada com um L, enquanto a de cima será marcada com um H. Verifique também as mangueiras de sucção, localizadas atrás do compressor.

  2. 2

    Verifique, também, os condensadores que ficam ligados ao pequeno radiador na parte dianteira do veículo, para ver se há alguma marca de óleo. Olhe também os tubos rígidos que se ligam ao acumulador, o cilindro alto conectado à parede corta-fogo. Veja as portas de serviço das mangueiras de cima e de baixo. Desrosqueie a válvula para verificar se há alguma abertura na parte interior.

  3. 3

    Ligue o veículo e ligue o AC no máximo. Ligue um detector eletrônico de vazamentos portátil.

  4. 4

    Segure-o acima de cada uma das junções de mangueiras. Se o detector apitar, significa que ele encontrou um vazamento. Use uma chave inglesa para apertar aquela junção e, então, teste o local novamente. Se não apitar, é porque a vedação está correta. Use a chave para apertar todos os acessórios que mostrem sinais de óleo ou que façam o detector apitar. Se ele continuar acusando vazamentos após você ter apertado, vá para o próximo passo.

  5. 5

    Desligue o motor e desconecte o terminal negativo da bateria. Deixe alguns dispositivos de AC perto do capô para usá-los. Conecte a mangueira azul à válvula da porta de serviço inferior da mangueira do AC e a mangueira vermelha à válvula da porta de serviço superior da mangueira do AC.

  6. 6

    Abra os puxadores vermelho e azul do dispositivo de AC. Se ambos os marcadores não registrarem nenhuma pressão, significa que todo o líquido refrigerante foi perdido. Você poderá substituir a mangueira ou acessório, desde que o sistema esteja despressurizado. Contudo, se for registrada alguma pressão, ligue a mangueira amarela a um tanque de recuperação de sistema e abra a válvula dele.

  7. 7

    Conecte o sistema de recuperação e ligue-o. Deixe que a bomba de recuperação retire todo o líquido de refrigeração do sistema de AC, seguindo as instruções. Quando isso estiver feito, desconecte a máquina de recuperação. Não é seguro remover ou substituir nenhum tubo ou mangueira rígida no AC.

  8. 8

    Remova mangueiras danificadas ou tubos rígidos usando a ferramenta apropriada. Para um tubo com conexões de porcas duplas, use duas chaves inglesas para afrouxá-las, uma para segurar o tubo de dentro e a outra para afrouxar e remover a porca de fora. Substitua o tubo pela peça adequada, conforme necessário.

  9. 9

    Use um soquete para remover o parafuso que segura cada lado da superfície de montagem para substituir uma mangueira de baixo ou de cima. Certifique-se de substituir os anéis circulares dentro de cada mangueira.

Dicas & Advertências

  • Se houver um vazamento na parte de baixo do compressor, perto da embreagem, a vedação frontal explodiu. Nesse caso, será necessário remover e reconstruir completamente o compressor.
  • O condensador, que é um pequeno radiador que fica à frente do radiador de resfriamento, pode ser danificado devido ao contato com pedras ou outros detritos da estrada. Se ele sofrer danos externos, deverá ser removida e soldado para vedar o vazamento estrutural.
  • Jamais afrouxe um tubo ou mangueira de AC se houver pressão no sistema. Use uma unidade de recuperação para despressurizá-los antes de prosseguir com os reparos.

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