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Reparo em vazamento de ar-condicionado automotivo

Atualizado em 17 abril, 2017

Se o ar-condicionado do seu veículo deixou de emitir ar gelado, o prognóstico mais provável é de falta de Freon ou líquido de refrigeração. Normalmente, os veículos perdem esse líquido nas junções entre mangueiras, através de poros criados em mangueiras velhas ou gastas, em junções do engate e por má vedação. Quando o nível do líquido ficar abaixo de um determinado nível, o gás não é processado o bastante pelo sistema de ar-condicionado e o ar expelido pelas saídas será normal ou quente. Há muitas opções de reparo que você mesmo pode fazer para resolver problemas mais comuns relacionados a vazamentos no AC.

Instruções

Usar um detector eletrônico de vazamento pode rapidamente apontar onde há um problema de vazamento no seu sistema de ar-condicionado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Deixe o veículo desligado ou em ponto morto e puxe o freio de mão. Levante o capô. Procure alguma substância parecida com óleo, que seja grudenta ao toque, nas mangueiras do AC. Verifique tanto as mangueiras de baixo, quanto as de cima. Verifique o manual de proprietário de seu veículo para localizá-las. A mangueira de baixo, normalmente, será marcada com um L, enquanto a de cima será marcada com um H. Verifique também as mangueiras de sucção, localizadas atrás do compressor.

  2. Verifique, também, os condensadores que ficam ligados ao pequeno radiador na parte dianteira do veículo, para ver se há alguma marca de óleo. Olhe também os tubos rígidos que se ligam ao acumulador, o cilindro alto conectado à parede corta-fogo. Veja as portas de serviço das mangueiras de cima e de baixo. Desrosqueie a válvula para verificar se há alguma abertura na parte interior.

  3. Ligue o veículo e ligue o AC no máximo. Ligue um detector eletrônico de vazamentos portátil.

  4. Segure-o acima de cada uma das junções de mangueiras. Se o detector apitar, significa que ele encontrou um vazamento. Use uma chave inglesa para apertar aquela junção e, então, teste o local novamente. Se não apitar, é porque a vedação está correta. Use a chave para apertar todos os acessórios que mostrem sinais de óleo ou que façam o detector apitar. Se ele continuar acusando vazamentos após você ter apertado, vá para o próximo passo.

  5. Desligue o motor e desconecte o terminal negativo da bateria. Deixe alguns dispositivos de AC perto do capô para usá-los. Conecte a mangueira azul à válvula da porta de serviço inferior da mangueira do AC e a mangueira vermelha à válvula da porta de serviço superior da mangueira do AC.

  6. Abra os puxadores vermelho e azul do dispositivo de AC. Se ambos os marcadores não registrarem nenhuma pressão, significa que todo o líquido refrigerante foi perdido. Você poderá substituir a mangueira ou acessório, desde que o sistema esteja despressurizado. Contudo, se for registrada alguma pressão, ligue a mangueira amarela a um tanque de recuperação de sistema e abra a válvula dele.

  7. Conecte o sistema de recuperação e ligue-o. Deixe que a bomba de recuperação retire todo o líquido de refrigeração do sistema de AC, seguindo as instruções. Quando isso estiver feito, desconecte a máquina de recuperação. Não é seguro remover ou substituir nenhum tubo ou mangueira rígida no AC.

  8. Remova mangueiras danificadas ou tubos rígidos usando a ferramenta apropriada. Para um tubo com conexões de porcas duplas, use duas chaves inglesas para afrouxá-las, uma para segurar o tubo de dentro e a outra para afrouxar e remover a porca de fora. Substitua o tubo pela peça adequada, conforme necessário.

  9. Use um soquete para remover o parafuso que segura cada lado da superfície de montagem para substituir uma mangueira de baixo ou de cima. Certifique-se de substituir os anéis circulares dentro de cada mangueira.

Dicas

  • Se houver um vazamento na parte de baixo do compressor, perto da embreagem, a vedação frontal explodiu. Nesse caso, será necessário remover e reconstruir completamente o compressor.
  • O condensador, que é um pequeno radiador que fica à frente do radiador de resfriamento, pode ser danificado devido ao contato com pedras ou outros detritos da estrada. Se ele sofrer danos externos, deverá ser removida e soldado para vedar o vazamento estrutural.

Aviso

  • Jamais afrouxe um tubo ou mangueira de AC se houver pressão no sistema. Use uma unidade de recuperação para despressurizá-los antes de prosseguir com os reparos.

O que você precisa

  • Manual de serviços
  • Detector eletrônico de vazamento
  • Mangueiras de AC (se aplicável)
  • Dispositivos de AC
  • Sistema de recuperação de AC
  • Jogo de soquetes
  • Chave de roquete
  • Chave inglesa
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