Mais
×

Como repintar vasos de cerâmica esmaltada

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os vasos de cerâmica esmaltada podem perder o brilho após um certo tempo de exposição ao ar livre, ou até mesmo dentro de casa. Talvez também seja necessário mudar a cor dos vasos ao redecorar a casa. É possível repintá-los, mas é necessário preparar a superfície do vaso antes, para que a tinta se fixe corretamente. A aplicação de uma ou duas camadas de primer nos vasos ajuda a tinta aderir a eles, além de cobrir pequenas imperfeições.

Instruções

Após a aplicação de primer, é possível repintar os vasos de cerâmica esmaltada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Transfira todas as plantas, solo e cascalho dos vasos para outros recipientes temporários. Limpe os vasos com panos limpos e úmidos. Coloque os panos grandes ou lonas na superfície que deseja trabalhar e posicione os vasos sobre eles.

  2. Vista as suas luvas de borracha e óculos de proteção antes de misturar o detergente com água em um balde, seguindo as instruções da embalagem. Esfregue a superfície exterior dos seus vasos com a mistura para remover toda a sujeira. Se você pretende pintar dentro do vaso, esfregue essa parte também. Caso contrário, apenas garanta que as bordas internas do vaso estejam limpas, assim não haverá risco de sujar a superfície que será pintada.

  3. Limpe os vasos com panos limpos e macios. Deixe-os secar ao sol se continuarem úmidos ao toque, o que é raro, uma vez que só tintas danificadas absorvem água.

  4. Com uma lixa fina ou bloco lixador, lixe suavemente toda a superfície que será pintada. Limpe a parte lixada com uma flanela para remover resíduos de lixa ou do antigo acabamento.

  5. Borrife ou pincele uma camada uniforme do acabamento, removedor de manchas ou primer à base de óleo sobre toda a superfície. Deixe-a secar de acordo com as instruções da embalagem.

  6. Pinte sobre o primer com um spray, tinta à base de óleo ou comum. Use um pincel com cerdas naturais, se estiver pintando com tinta comum, e limpe-o com aguarrás sempre que o pincel ficar encharcado de tinta. Borrife várias camadas finas, em vez de uma camada grossa de tinta.

  7. Deixe a tinta secar durante 3 a 5 horas, ou de acordo com as instruções da embalagem. Continue pintando camadas se você ainda conseguir ver o primer. Cubra a tinta com um selante acrílico em spray, ou pincele-o para garantir a durabilidade.

  8. Replante as flores ou plantas 24 horas, ou mais, após ter completado todo o processo de pintura.

O que você precisa

  • Vasos ou bandejas de cerâmica
  • Panos grandes (ou lonas)
  • Óculos de proteção
  • Luvas de borracha
  • Detergente forte como o fosfato trissódico
  • Balde ou bacia
  • Escova (esfregão)
  • Panos macios e secos
  • Lixa fina ou bloco de lixador
  • Flanela
  • Spray para remover de manchas à base de óleo ou primer branco ou cinza
  • Spray à base de óleo, laca comum ou tinta com acabamento liso
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article