×
Loading ...

Como representar em papel a metamorfose de uma lagarta em borboleta

Atualizado em 20 julho, 2017

Fotos de lagartas e borboletas são populares em livros de ciências, pois elas conseguem exemplificar o significado da metamorfose, e geralmente as crianças apreciam estas criaturas pelas suas características como insetos. O ciclo de vida de uma borboleta é divertido de representar, graças à sua mudança drástica de uma simples lagarta em uma bela borboleta. As crianças gostam de fazer desenhos de borboletas por causa da variedade de cores e padrões que eles podem usar nas asas. Usando papel, canetinhas, lápis ou giz de cera, o ciclo de vida de uma borboleta é uma atividade divertida para se representar.

Instruções

Muitas crianças conhecem e admiram os padrões nas asas das borboletas (butterfly image by pearlguy from Fotolia.com)
  1. Posicione a folha de papel deitada (paisagem) em uma superfície plana.

    Loading...
  2. Dobre um dos lados do papel em direção ao centro, sobre ele mesmo, de modo que a superfície da página que começou virada para você continue assim.

  3. Dobre o outro lado do papel em direção ao centro, sobre ele mesmo, fazendo com que a superfície que estava virada para você continue com essa orientação, e criando uma versão menor do plano de fundo inicial, com uma linha vertical no meio, feita pelas dobras.

  4. Com a folha de papel dobrada, faça um desenho que se assemelhe a uma casca de amendoim. Faça esse desenho cilíndrico sobre a linha vertical, de modo que a linha passe pelo meio do desenho.

    O formato de uma casca de amendoim é uma boa referência para o corpo de uma lagarta (peanut image by Radu Razvan from Fotolia.com)
  5. Desenhe as feições da lagarta, como olhos, boca e o padrão de cores corporal.

  6. Desdobre o papel e desenhe outro corpo de lagarta verticalmente no centro do papel.

  7. Desenhe as asas da borboleta na folha desdobrada, saindo do corpo que você desenhou no meio e se estendendo para as bordas da folha. Decore as asas como preferir.

    Os olhos da lagarta podem ser usados com referência para se fazer "olhos" nas asas da borboleta (butterfly image by Sergey Kolesnikov from Fotolia.com)
Loading...

O que você precisa

  • Papel
  • Canetinhas, giz de cera, ou lápis
  • Superfície plana

Referências

Loading ...
Loading ...